Amanda Chain
Conhecida como “Revolução Federalista”, a disputa entre Pica-Paus x Maragatos foi uma sangrenta guerra civil que resultou na morte de mais de dez mil pessoas. Ocorreu no governo de Floriano Peixoto e encerrou-se na gestão de Prudente de Morais.
Os “Pica-Paus”, também conhecidos como florianistas, republicanos, castilhistas ou legalistas, estavam no poder, eram adeptos de Júlio de Castilhos, com forte vínculo com o governo central do Marechal Floriano Vieira Peixoto.
Os “Maragatos” eram os federalistas, rebeldes ou revolucionários liderados por Gaspar da Silveira Martins e estavam descontentes com as arbitrariedades praticadas pelos florianistas no plano nacional e pelos castilhistas no Rio Grande do Sul.
O livro descreve o embate que ocorreu nos três Estados sulinos – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – entre os anos de 1893 e 1895 e busca tentar compreender as razões do conflito, assim como seu desenvolvimento.
O autor prefere não usar a expressão “Revolução” uma vez que as partes não visavam promover transformações nas estruturas econômicas e sociais do país. Sendo melhor denominada como “Guerra Civil”, na qual lutaram pela conquista ou manutenção do poder político.
Como em todas as guerras e conflitos é de extrema importância cada um fazer sua reflexão de maneira imparcial, analisando os fatos e o desenrolar das ações. Esta é uma obra acessível ao público que se interesse pela História do Brasil: a descrição histórica de um capítulo não muito distante de nossos dias. Autor: Renato Mocellin. Editora Conceito. Pica-Paus x Maragatos em preço sugerido de R$ 32,00.
Publicado no Aeroporto Jornal – setembro/2014
Foto: Alice Hampson/ Unsplash