Região vinícola mais antiga da Austrália, o Hunter Valley, tem mais de 150 vinícolas. Predominam as uvas Sémillon, Shiraz e Chardonnay. Está ao norte da cidade de Sydney, no Estado de Nova Gales do Sul. O acesso é a partir de Sydney pela rodovia M1 e dista 180 km com duração de 2h30m devido ao forte tráfego. Fizemos um “bate e volta” e foi bem cansativo. Na foto que abre a matéria, a Vinícola Andrey Wilkinson.
A visita às vinícolas, as degustações e almoço harmonizado foi bem agradável e conseguimos visitar seis vinícolas: Mistletoe, Tintilla, de Lullis, Andrey Wilkinson, First Creek e Lamboch.
Mistletoe
Mistletoe é uma vinícola boutique (quatro mil a cinco mil caixas de vinho por ano), de propriedade e administração familiar.
A visita a vinícola e degustação na sala repleta de quadros artísticos começou muito bem com a degustação de Sémillon 2014 e Sémillon reserva 2015 (incisivo, vibrante). Quando passou para os Shiraz 2015 e um Shiraz reserva 2014 (sabor intenso e concentrado de frutas vermelhas e pretas, equilibrado) tive a certeza de que começamos o tour de vinhos com o “pé direito”.
Tintilla
Na pequena vinícola Boutique Single Vineyard, Winery & Olive fomos muito bem recebidos pelo simpático proprietário. Começamos a degustação com um Blend com Sangiovese Rose 2015. Daí passamos diretamente para os tintos: Tarantella Shiraz 2015, Merlot 2015, Shiraz 2014 (complexo, bem estruturado) e o saboroso Vintage Syrah reserva 2011 e o Patriarch Syrah 2014. Este vinho, com sabor de ameixa escura, violeta, cereja e alcaçuz, foi vencedor do troféu Hunter Valley boutique Wine Show Best Age Red e Winewise Top 2014 Shiraz.
de Luliis
Fica localizada em uma grande propriedade encravada no meio do verde.
Além da degustação, com bons vinhos, também almoçamos no restaurante da vinícola.
Degustamos um Limited Release Chardonnay 2014 (elegante, complexo, disponível somente na vinícola), um Sémillon Reserva 2017 (seco, leve), um Shiraz 2016 (seco, encorpado), um Vineyard Shiraz Touriga 2015 (complexo, potente) e um Steven Vineyard Shiraz 2015 (saboroso, taninos firmes e encorpado).
Andrey Wilkinson
As instalações da Andrey Wilkinson são bonitas e localizadas no alto da colina, permitindo uma bela vista da região. A vinícola tem mais de 150 anos.
Degustamos um Chardonnay 2015 (brilhante, cremoso), Sémillon 2015 (sabor de frutas cítricas, fresco), Tempranillo 2012 (aveludado, taninos macios) e um blend Merlot e Cabernet sauvignon 2013 (intenso, notas de carvalho).
First Creek
As instalações são bem despojadas, descontraídas, com janela de visualização da vinícola e tem vinhos excelentes.
Degustamos um ótimo Chardonnay Reserva 2013 (leve, notas cítricas frescas), um Sémillon reserva 2013 (brilhante, fresco), Shiraz com Cabernet Sauvignon 2014 (intenso, equilibrado), um Shiraz 2015 e um Shiraz Reserva 2013 (sabor de frutas vermelhas e especiarias). Com sorte, sentado na área de degustação, pode-se ver os cangurus no pátio.
Lambloch
Encerramos nossa degustação na Lambloch com um Sémillon 2016 (elegante, macio, com final nítido e limpo), Chardonnay 2014 e 2016 e os Shiraz 2014 (sabor de amora e cereja preta com sutil tempero de pimenta branca) e Petite Loch Shiraz 2014 (poderoso, boa estrutura, final elegante e persistente).
Não consegui encontrar os vinhos do Hunter Valley em Curitiba. Se vocês os encontrarem, experimentem porque vale muito a pena.
Tim tim!!!
Bete Yang, é Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 atua como coordenadora do Viniep (Confraria de vinho do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 140 vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania – bete_yang@yahoo.com