O mundo parou e o turismo também, mas este período de silêncio e reflexão fez a gente perceber a beleza que temos ao nosso lado. Observar a natureza, fazer uma viagem próximo de casa e viajar pelo Brasil contribui para um turismo sustentável dando apoio aos pequenos empreendedores e promovendo a identidade local. Sendo assim, já que estamos aqui na Costa Amalfitana, escolhemos cinco cidades brasileiras que lembram o destino amalfitano no visual, modo de viver e nas atrações. Que tal visitar nas férias deste fim e começo de ano uma degustação nacional do que é a Costa Amalfitana, um aperitivo para se sentir no destino italiano.

Florianópolis 

A ilha da Magia com as suas mais de 37 praias lembra a Costa Amalfitana pelo visual, modo de viver e pela gastronomia do mar. Terra de artistas, engenheiros, autores, atores e bruxas. A ilha da magia é rica em história, arte e gastronomia.

O jeito manezinho de viver lembra os amalfitanos daqui, de estilo simples, pescador e com um sorriso no rosto. O manezinho encanta a todos e deixa simpatia por onde passa.

No prato as referências são bem parecidas, aqui a vôngole, em Floripa o berbigão. Na Costa as trufas do mar e em Floripa as ostras. Além disto, em Florianópolis apesar de ter uma influência portuguesa na gastronomia, temos um pouco da Costa Amalfitana na simplicidade do peixe assado e um limãozinho e nos licores de Santa Catarina, que lembra muito o nosso limoncello daqui.

Se tem um local que podemos lembrar da Costa Amalfitana e sentir-se na casa de pescadores, lembrando Fiordo di Furore é a Barra da Lagoa.

A composição deste lugar trás campo, montanha, mar e Costa.

As experiências em Florianópolis não podem faltar e final de ano é uma oportunidade única conhecer a ilha, por isso deixo vocês na mão de Rodrigo, o Guia Manezinho que te conta o melhor de Florianópolis.

Conheça a Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, Museu de Florianópolis, Santo Antônio de Lisboa, Ponte Hercílio Luz, Praia da Joaquina, Ilha do Campeche e a Trilha lagoinha do Leste.

Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa tem tudo para ser confundida com a Costa Amalfitana, inclusive na geologia e arquitetura. O estilo carioca também pode se chamar amalfitana: moda mar, chinelo e roupas leves.

Uma das cidades que impactam e que logo lembram do Rio é Positano, pela aglomeração de casas na montanha e pelo conjunto de cores das casinhas. No último verão, o cantor italiano Fred de Palma e Anitta gravaram um videoclipe, na cidade de Positano e no Rio de Janeiro. Muitos brasileiros ficaram em dúvida se a música foi gravada no Brasil ou Itália pela similaridade.

O Rio traz a mistura do Pão de Açúcar que lembra o monte Faito na nossa região e ainda conta com o panorama desenhado pelas montanhas. Não é à toa que em algumas fotos até confundimos as duas regiões.

Algumas semelhanças para você se sentir um pouco da Costa, com certeza, é ver o Rio do alto, seja através da trilha da pedra do telégrafo, um voo de parapente ou de helicóptero.

E a vista pode parecer parecida não?

O que fazer no Rio:

Cristo Redentor

Pão de Açúcar

Arcos da Lapa

Mirante Dona Marta

Passeio de helicóptero

Pedra do telégrafo

Para conhecer mais e ficar por dentro de tudo que acontece no Rio, acompanhem o @riodejaneirotrip.

Fernando de Noronha 

O arquipélago de Pernambuco merece estar na lista já que é uma reserva natural e representa a sustentabilidade no turismo brasileiro.

Noronha, para os mais íntimos, lembra a Costa Amalfitana no sabor do mar, nas trilhas montanhosas e no reconhecimento do Patrimônio Mundial da Unesco.

As ilhas oferecem inúmeras experiências únicas que são similares às da Costa Amalfitana bem como os passeios de barcos, mergulho, trilhas e, é claro, conhecer a famosa gastronomia local regada a peixe.

A praia do Boldró onde se avista os Faraglioni de Fernando de Noronha, o morro se chama dois irmão e não por acaso na Costa Amalfitana temos uma similaridade no morro e no nome!

Sim, em italiano: I Due Fratelli fica localizado em Vietri sul Mare, a cidade que abre a Costa Amalfitana. Não é parecido?

Algumas das atrações:

Forte de Nossa Senhora dos Remédios

Reduto de Santana

Morro Dois Irmãos

Palácio de São Miguel

Fortim da Praia de Atalaia

Se quiser conhecer um pouco mais da região veja o perfil @amonoronha.

Bonito – Mato Grosso do Sul

A região de Bonito fica longe do mar, mas na montanha tem tudo a ver com a Costa Amalfitana. A cidade localizada no Mato Grosso do Sul tem o ecoturismo como referência quando se fala em sustentabilidade.

A região lembra muito bem a Costa Amalfitana em uma área ainda pouco conhecida: cachoeira. Por mais incrível que pareça, as cachoeiras de Amalfi não são muito conhecidas, mas é através da trilha do Valle delle Ferriere que podemos visitar a reserva.

Voltando a Bonito, as atrações que chamam atenção neste destino são as cachoeiras, como a Boca da Onça, e as famosas grutas, como o lago azul e a caverna Abismo Anhumas.

Bonito é uma cidade diretamente ligada à natureza e o turismo é controlado, por isso ao fazer passeios e experiências há um número limitado de pessoas que participam da atividade.

A flutuação no rio Sucuri, de água cristalina, é outra experiência fantástica que leva a conhecer a flora brasileira e os peixes locais. Por ser um destino protegido, a água se mantém cristalina o ano todo.

Para saber mais sobre a região, conheça o perfil @bonitourviagens.

Ilhabela – São Paulo

As prainhas desertas de Ilhabela lembram aquelas praias inacessíveis e super relaxantes da Costa Amalfitana e o mar nesta região lembra também o movimentado mar Tirreno em alta temporada com barcos pequeninos até os luxuosos iates.

A cidade é vertical, o mar é tranquilo, a natureza é evidente. Aqui já podemos lembrar diretamente das pequenas cidadezinhas como Atrani ou Praiano.

Além disto, a ilha é repleta de cachoeiras, como a do Veloso e conta ainda com mais de treze trilhas em meio a natureza.

A praia de Jabaquara pode lembrar de alguma forma a praia de acqua chiara localizada em Maiori aqui na Costa Amalfitana.

O que conhecer:

Trilha da Cachoeira Pancada d’Água (Três Tombos)

Trilha da Cachoeira do Veloso

Trilha do Pico do Baepi

Praia da feiticeira

Cachoeira do Paquetá

Ilha das cabras

Praia Jabaquara

Mais sobre o destino e as atrações no @turismoilhabela.

Se quiser conhecer sobre o destino da Costa Amalfitana acesse @acostaamalfitana.

Um ótimo fim de ano a todos e boas festas com o melhor do Brasil!

Priscilla Santos da Silva, é uma brasileira que mora em Na Costa Amalfitana, no sul da Itália, formada em Relações Internacionais e mestranda em Diplomacia que atua no turismo há mais de oito anos prestando serviços na área governamental e privada. @estudantenomade @acostaamalfitana

Comentários

Leave A Comment