Paris, a capital da França, recebe cerca de 40 milhões de visitantes por ano. É a cidade preferida pelos turistas de todo o mundo, mais que Nova York. Com tanta gente chegando todos os dias, Paris precisa de planejamento para se aproveitar melhor a viagem. Na hora de organizar seu roteiro para a Cidade Luz é necessário pensar nos lugares essenciais para não perder nada de mais interessante em uma estadia na capital da França.

Dentre as várias opções de passeios – não tem como não tirar foto ou tentar subir na Torre Eiffel, ou enfrentar fila para entrar no Museu do Louvre – aqui vão três dicas dos bairros que são icônicos em Paris.

Montmartre

Dos bairros que mais encanta turistas, Montmartre é parada obrigatória em Paris. Posicionado no ponto mais alto da cidade, é ótimo para entregar as vistas mais lindas da região, além de ser um prato cheio para quem busca a Cidade Luz romântica: é palco de ruelas bucólicas, bistrôs, praças e até mesmo artistas de rua.

A majestosa Basílica de Sacré Coeur e o célebre cabaré Moulin Rouge são lugares que você não pode deixar de conhecer. Para quem já viu o filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” ainda pode conferir o Café des Deux Moulins, famoso por conta da protagonista. Além disso, não deixe de passar pelo Museu Montmartre para conhecer mais sobre a história do bairro.

É recomendável descer na estação de metrô Blanche (linha 2), onde você sairá em frente ao Cabaré Moulin Rouge. De lá, seguindo pela Rua Lepic, você poderá conhecer o café da personagem Amélie. Depois é só continuar subindo até a Basílica. O Museu Montmartre fica logo na Rua Cortot, aos fundos de Sacré Coeur.

Vale ressaltar que o bairro foi residência de Picasso, Modigliani, Cocteau entre outros artistas.

Quartier Latin

O Quartier Latin é o bairro universitário de Paris e um dos bairros com mais pontos para você visitar. É amplamente conhecido por abrigar a Universidade Sorbonne, uma das mais antigas da Europa. Por ela, passaram os alunos célebres Tomás de Aquino, Roland Barthes, Simone de Beauvoir, Jean-Luc Godard, entre outros.

Você também pode visitar o Panteão, monumento que é o lugar onde estão guardados os restos mortais de algumas das mais notórias personalidades francesas: Marie Curie, Voltaire, Simone Veil, Alexandre Dumas, Emile Zola e Victor Hugo, por exemplo.

Jardin Des Plantes. Foto: Koszecz Sándor/Pixabay

Logo atrás do monumento, fica a igreja Saint-Étienne-du-Mont onde você não pode deixar de ver a escadaria lateral que ficou famosa pelo filme “Meia Noite em Paris”. Outro ponto interessante é o Instituto do Mundo Árabe, prédio que oferece uma excelente vista das torres da Basílica de Notre Dame e caracteriza-se por ser uma construção bem moderna de Paris.

Por último, mas não menos importante, não deixe de visitar o Jardin Des Plantes, um dos mais bonitos jardins da cidade. Ele abriga imensas estufas, o Museu de Ciências Naturais e um zoológico.

TURISMO: Paris além da Torre Eiffel

Le Marais

Arte, história, compras e a cultura parisiense estão no Le Marais, um dos bairros turísticos mais agitados de Paris. É ainda o epicentro da comunidade LGBTQIA+ na cidade e abriga muito do valor cultural da comunidade.

Os pontos que você não pode deixar de ver pelo bairro são o Hôtel de Ville (o prédio da Prefeitura de Paris), a Place des Vosges (a mais antiga de Paris) e o Museu Picasso. Para quem curte compras, vai adorar a Rue de Rivoli onde pode fazer as melhores compras de Paris.

O bairro é repleto de cafés, restaurantes, bistrôs, lojas, livrarias e galerias de artes. Andar por ele, até mesmo sem rumo, pode ser ainda uma ótima opção.

As dicas são de Helena Ribeiro que se formou em História da Arte pela Universidade Paris Sorbonne e hoje trabalha como guia para brasileiros na cidade na sua empresa Viva Paris.

Com apoio Poletto Comunicação

Comentários

Leave A Comment