Portugal tem pouco mais de 92 mil km² de área, praticamente o mesmo tamanho do Estado de Pernambuco. Viajar pelo país dos nossos descobridores é descobrir belezas, história, cultura, gastronomia, vinhos e conhecer as diferenças de duas línguas que têm muito em comum, mas diferenças bem significativas. Pela dimensão do país, o turista brasileiro pode fazer diversos passeios próximos a Lisboa, que tem voos de São Paulo pela Azul, Latam e TAP Air Portugal de aproximadamente 9h30.

Lisboa

Bela e charmosa, a capital Lisboa, ponto de partida para qualquer viagem dentro de Portugal, tem seus encantos.

A Torre de Belém, por exemplo, além de ser um dos cartões postais da cidade, é parada obrigatória para todo e qualquer turistas que esteja de passagem pelo destino.

Outros pontos turísticos e atrações também valem a visita e contemplação, como o Estádio da Luz, a casa do Benfica, um dos maiores times de futebol do país, o Oceanário de Lisboa, o Miradouro da Senhora do Monte, que oferece uma das mais belas vistas da cidade.

Cascais

Cascais fica bem próxima da capital, a 33 km, e se destaca pela sua exuberante faixa litorânea.

Cascais. Foto: Calin Stan/Unsplash

Com belas praias e marinas, o local, que era o antigo porto dos pescadores, hoje atrai muitos turistas, principalmente pela linda baía que banha o município, como pelo estilo das ruas e casas da região.

Cabo da Roca

O Poeta Luís Vaz de Camões, um dos maiores difusores da literatura lusófona descreve, em os Lusíadas, a sua maior obra literária, o Cabo da Roca como o local onde a terra se acaba e o mar começa.

Tal afirmação se deve ao fato da região ser a ponta mais ocidental de todo a Europa.

A bela vista do Oceano Atlântico, batendo em meios os rochedos que cercam a costa proporcionam uma deliciosa sensação de paz e liberdade.

A 41 km de Lisboa.

Óbidos

Cercada por muralhas, Óbidos (85 km de Lisboa) é aquele típico local em que você caminha por horas e horas e se esquece do tempo.

Óbidos. Foto: Joaquin/Pixabay

O vilarejo encanta pelas diferentes construções e edifícios antigos, todas construídas sob forte influência medieval, como a principal atração da região, o Castelo De Óbidos, datado do século XII.

Fátima

Independente da sua fé, crença ou religião, Fátima é uma daquelas cidades que merecem ser visitadas ao menos uma vez na vida.

Situada a apenas 20 km de Batalha, e a 128 km de Lisboa, a cidade de Fátima é muito famosa entre os católicos, pois eles acreditam que o local foi abençoado pelas visitas da Virgem Maria em 1917. Assim, Fátima é, até hoje, um local de muita devoção por parte dos católicos, principalmente pelo povo português, que é muito religioso.

Batalha

A Vila de Batalha, a 20 km de Fátima e 148 km da capital, pertencente ao distrito de Leiria, dispõe de uma das Sete Maravilhas de Portugal, o Mosteiro de Batalha. A construção, que é um ícone gótico e o símbolo da vitória dos portugueses sobre os Espanhóis no século XIV, levou quase 200 anos para ser construída e é um verdadeiro colírio os olhos.

TURISMO: Uma praia, um paco e um palácio para conhecer em Portugal

Évora

Os apaixonados por história amam Évora.

A cidade é um verdadeiro museu a céu aberto. Com uma riquíssima variedade de monumentos, o destino se destaca pela preservação das construções, como é o caso do Templo de Diana, construído no século II. É, sem dúvidas, um lugar muito bonito de ser visitado.

Évora: Foto: Victor Carvalho

De carro, Évora fica a apenas 1 hora e meia de Lisboa, cerca de 133 km de distância.

Coimbra

Com um forte apelo universitário, Coimbra (203 km de Lisboa), que já foi capital de Portugal, mescla suas belas e seculares construções com os milhares de estudantes universitários que preenchem a cidade todos os anos.

A Universidade, inclusive, é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial. A imponente torre do relógio, tracejada em formato de coruja, o símbolo da sabedoria, paira do alto indicando a pendência natural aos livros dos seus cidadãos aos visitantes.

Algarve

Algarve (a 280 km de Lisboa) tem ficado mais conhecida dos turistas e a região carrega a alcunha de ser “um dos segredos mais famosos do velho continente” e está repleta de praias paradisíacas, que chamam a atenção pela envolvente paisagem.

Algarve, Praia Dona Ana. Divulgação

Destaque para a praia de Albandeira, que esconde águas cristalinas e calmas, cavernas do mar, piscinas de pedra natural e uma deliciosa lâmina dourada de areia.

Ilha da Madeira

Pouco mais de 1 hora de voo separam Lisboa da Ilha da Madeira.

Com exuberantes praias, piscinas naturais, mirantes incríveis, jardins repletos de cor e enormes montanhas, a terra do craque Cristiano Ronaldo une de forma harmônica o clima da serra com a agitação da cidade.

Durante o verão, as cidades de Funchal, a maior do arquipélago e Porto Santo, a menor, são bastante procuradas por turistas, em especial pelos portugueses.

Comentários

Leave A Comment