EM 19 DE FEVEREIRO ESTÁVAMOS NA MODERNA FÁBRICA DA VOLKS EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PARA O MAIS IMPORTANTE LANÇAMENTO DA MONTADORA NO BRASIL EM MUITOS ANOS, O T-CROSS. Acompanhamos a linha de produção e demos uma volta rápida na pista de testes com uma das unidades 1.4 turbo Highline, que foi a primeira versão colocada à venda.

Quatro meses se passaram até que a Now Boarding fizesse o test drive do T-Cross, agora também disponível na versão 1.0 turbo. Nos foi entregue um Confortline 200 TSI automático de R$ 99.990 na cor prata sargas que acrescenta R$ 1.400, e com dois pacotes de opcionais: o Exclusive & Interactive de R$ 3.950, composto pela antena diversity, entrada USB no console central, espelhos retrovisores externos ajustáveis eletricamente e rebatíveis com função tilt-down no lado direito, função ECO, iluminação ambiente em LED que também contorna o painel, ilumina as maçanetas internas e os pés, seletor do modo de condução, sistema de navegação, sistema de som touchscreen “Discover Media” que conta até com leitor de CD no porta luvas com mais dois slots para cartão SD, sistema KESSY de acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, tapetes adicionais em carpete e o Design View de R$ 1.950 composto por bancos de couro com detalhes na cor “Marrakesh Brown”, apliques decorativos no painel com detalhes na cor bronze namíbia, manopla da alavanca do freio de estacionamento em couro, totalizando R$ 107.290.

Fizemos um test drive completo, rodando 1.437 km, de leste a oeste do Paraná, com gasolina e com etanol obtendo as seguintes médias de consumo:

Gasolina: 11,4 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada.

Etanol: 6,3 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada.

O conjunto mecânico que gera 116 cv na gasolina e 128 cv no etanol, com torque de 20,4 kgfm em 2.000 rotações, mais o controle de estabilidade e tração aliado com o câmbio automático de 6 velocidades com trocas também pelas aletas atrás do volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade, entrega uma condução muito segura na estrada e agilidade na cidade.

Além de conquistar 5 estrelas no Latin Ncap, ou seja, nota máxima em segurança, o carro surpreende pelos detalhes, nos itens de conforto e no espaço para os ocupantes. A grande mobilidade dos bancos e do porta malas permite ampliar o espaço de carga consideravelmente. O interior é muito bem-acabado com ótimo isolamento acústico, forrações, costuras e encaixes bem feitos. Há plásticos de qualidade em vários tons e texturas, nas molduras das portas e no painel. Falta, contudo, ao menos nesta versão Confortline, como item de série, o espelho retrovisor fotocrômico. O simplório espelho dia/noite destoa e muito do resto dos equipamentos. Para se ter direito ao eletrocrômico é preciso levar o teto solar, em um pacote de quase R$ 5 mil, o que não faz sentido.

O exterior mostra um carro robusto, sóbrio, que transmite solidez. Com frente alta e entre eixos longo, suas linhas são agradáveis e não tendem a cansar como as de alguns concorrentes de estilos mais ousados. Na traseira, as lanternas em led são unidas por uma faixa refletiva do mesmo material, que por hora não acende. Mas, quem sabe, acenda no ano que vem na linha 2021. Ao menos, a capa do manual dá a dica.

Para o consumidor, mais uma excelente opção.

O veículo foi cedido pela fábrica.

Carlos Fernando Schrappe Borges, texto e fotos

Publicado na Now Boarding – julho/2019

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