A Família Torres tem tradição de cinco gerações que se iniciou quando Jaime Torres Vendrell volta de Cuba para a Espanha e, com seu irmão, Miguel Torres Vendrell, fundou as Bodegas Torres em 1870. Seus vinhos estão atualmente presentes em 140 países do mundo. Aprecio muito os Vinhos Torres desde a primeira viagem à vinícola em Vilafranca del Penedès, Espanha, em 2008.

Depois visite a vinícola da família Torres nos Estados Unidos, Russian Valley, na cidade de Sebastopol, denominada Marimar Estate.

E em 2016 visitei a vinícola chilena da família Miguel Torres no Vale do Curicó.

Foram três experiências muito boas, que vale a pena contar.

Vinícola Miguel Torres, Espanha

Vinícola Torres, Vilafranca Del Penedès

A Vinícola Torres em Vilafranca Del Penedès dista somente 54 km de Barcelona. A viagem é um passeio agradável e a visita, melhor ainda.

O vinho branco Viña Sol é um blend de Garnacha e Parellada. É um vinho simples, fresco e de baixo custo. Tem cor amarelo claro. O aroma é de flores e frutas cítricas. Em boca é fresco, delicado e com acidez sutil.

Recepção da Vinícola

O vinho branco Viña Esmeralda é um blend de Moscatel e Gewürztraminer. O aroma é exótico com toques de rosas, lírios e frutas brancas maduras. Em boca apresenta riqueza de sabores, elegância e frescor.

O vinho Coronas é um blend de Cabernet Sauvignon e Tempranillo. A cor é rubi escura. O aroma é concentrado de mirtilos e amoras, cravo e notas de tostado. Em boca é saboroso, com taninos refinados e suculentos.

O Gran Coronas é outro blend de Cabernet Sauvignon e Tempranillo. Apresenta cor cereja escura, com reflexos violáceos. É um vinho muito frutado (mirtilo e cassis), com delicadas notas de pimenta preta e balsâmicos. Em boca é bem estruturado com taninos macios e redondos.

Os vinhedos na Espanha

O Grans Muralles é um blend de Carignan e Garnacha. Este vinho leva o nome das paredes que protegiam o mosteiro de Poblet durante as Guerras Mercenárias. Apresenta cor vermelho rubi. Tem aroma de frutas vermelhas maduras. Em boca é elegante, com taninos macios e final persistente. O vinho de 2011 obteve 93 pontos de James Sucking.

O Mas La Plana nasceu em 1970, da primeira colheita de Cabernet Sauvignon, localizada em Pacs del Penedès. Tem cor cereja escura com reflexos de cor de mogno. O buquê é intenso. O aroma é de cerejas, cranberries, trufas com toques de madeira. É um vinho pleno, elegante, final longo e que aprecio muito.

Vinícola Torres, Estados Unidos

 A vinícola Marimar Estate foi fundada e é dirigida por Marimar Torres, nascida em Barcelona, filha de Miguel Torres Carbó e Margarita Riera Puig. A vinícola está em uma bela região, distante apenas 65 km de San Francisco, Califórnia.

A diretora de Vendas e Marketing, Cristina Torres, é filha única da Marimar Torres e já é a quinta geração da Família Torres.

Vinícola Marimar Estate

O vinho Acero Chardonnay é feito em barris de aço inoxidável com uvas do Vale Verde, região mais fria e nebulosa do Russian Valley, a 16 km do Oceano Pacífico. Tem aroma de maçã verde, raspas de limão e notas sutis florais de jasmim. Na boca é cremoso, intenso mas macio, com equilíbrio e mineralidade. É um vinho fácil de beber.

O La Masía Pinot Noir tem um aroma exuberante e vibrante de cereja preta e frutas vermelhas maduras, com notas de casca de laranja e cravo. Em boca apresenta taninos firmes e ricos, com sabores complexos.

Sala de degustação

O vinho Tempranillo tem aroma intenso de frutas pretas como mirtilos, café, notas de erva doce e pimenta preta. Em boca apresenta taninos suaves, aveludados. É um vinho voluptuoso, com boca cheia.

Vinícola Miguel Torres, Chile

A Vinícola Miguel Torres chilena foi a primeira vinícola estrangeira estabelecida no Chile. A família espanhola Torres começou no Chile em 1979 no Vale do Curicó, distante 197 km da capital Santiago.

Entrada da Vinícola Torres, no Chile

O vinho Manso de Velasco Cabernet Sauvignon apresenta cor rubi escuro intenso. Tem aroma de doces de pequenas frutas pretas e matizes de couro. O paladar apresenta grande elegância, taninos suaves, com notas finais de pão tostado.

O Miguel Torres Gran Reserva Carménère tem aroma de frutas do bosque, eucalipto, couro, alcaçuz e pimenta preta. Tem grande amplitude na boca e taninos redondos.

O Santa Digna Sauvignon Blanc tem aroma de frutas tropicais maduras em fundos de maçãs e erva-doce. No paladar tem boa estrutura ácida e final de boca prolongado.

Vinhos à venda na loja

O espumante Estelado Rose do Vinhos Torres tem aroma frutado e muito frescor no paladar.

A vinícola dispõe de restaurante com boa comida harmonizada com os vinhos

Esta experiência de conhecer o produtor, o lugar onde estão os vinhedos, como são elaborados os vinhos, a cultura local, a harmonização com a gastronomia, é muito interessante pois fica na memória.

Vinhos Torres na Espanha, Estados Unidos e Chile têm também em comum uma tradição espanhola de ótima qualidade

O restaurante da Vinícola

Em Curitiba encontra-se muitos dos Vinhos Torres que relacionei aqui em supermercados e lojas de vinhos.

Tim tim!!!

Bete Yang, é Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 atua como coordenadora do Viniep (Confraria de vinho do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 140 vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania. bete_yang@yahoo.com

A foto que abre a matéria é da Vinícola Torres, Vilafranca del Penedès, Espanha

 

Comentários

Leave A Comment