Antes de visitar as vinícolas paulistas da Serra da Mantiqueira já sabia da ótima qualidade dos vinhos produzidos na Guaspari e Casa Verrone. Mas, mesmo assim, minha expectativa era grande. E não me decepcionei.

A uva emblemática nesta região é a Syrah.

Os vinhos são elaborados seguindo a técnica de dupla poda, onde altera-se o ciclo da videira e a colheita passa a ocorrer na estação de inverno, alcançando níveis de maturação mais elevados para colheita no inverno da Serra da Mantiqueira.

Casa Verrone

É uma vinícola na cidade de Itobi e foi fundada pelo engenheiro agrônomo Marcio Verrone que começou plantar as primeiras videiras em 2009 e hoje tem 12 hectares plantados de videiras europeias.

A propriedade é muito bonita, bela edificação, com área para piquenique, restaurante e loja. Todos os produtos servidos na degustação (salames, queijos, azeitonas, azeites, pães etc) são produzidos na propriedade.

O proprietário conduziu muito bem a degustação com claras explicações da elaboração dos vinhos e história da Casa Verrone.

O deck do restaurante.

Restaurante e espaço degustação.

Piquenique nos vinhedos.

Com o proprietário Marcio Verrone.

Espumante Brut Casa Verrone

Espumante elaborado com 75% de uvas Chardonnay e 25% de Pinot Noir com método tradicional, 5 anos de Sur Lie e colheita de inverno. O teor alcoólico é de 12%.

Apresenta cor palha com toques esverdeados, perlage fina e persistente. Os aromas são de tostado com nuances de pão, fermento e frutas frescas.

Em boca tem bom corpo, ótima acidez e um mousse de frescor. Lembra frutas frescas e brioche.

É um espumante muito delicioso e a degustação com o belo visual da propriedade tornou-o especial.

Chardonnay Casa Verrone

É um vinho elaborado 100% com uvas Chardonnay. O teor alcoólico é de 12,5%.

Apresenta cor palha com toques esverdeados, com lágrimas grossas e lentas. Os aromas são de tostado, menta, pera, flor de laranjeira e amanteigado.

Em boca é untuoso com acidez e corpo equilibrados. Lembra frutas brancas como pera.

 Speciale Syrah Casa Verrone

Vinho elaborado com uvas Syrah e teor alcoólico de 15,5%.

Apresenta cor rubi escura com reflexos violáceos. O aroma é intenso e rico, com notas balsâmicas de ervas, frutas negras maduras, nota láctea, especiarias picantes, pimenta, flores maceradas, borracha queimada.

Em boca é encorpado, com taninos presentes, acidez correta, bom volume no meio de boca, longo.

É um Syrah muito bom com presença no nariz e na boca.

Gran Speciale Syrah 2018 Casa Verrone

Este Syrah foi colhido de plantas mais velhas (12 anos). As uvas foram levadas diretamente para a vinícola, onde foi feito sobre um protocolo especial que proporciona mais longevidade dentro da garrafa. 

Depois de fermentado ele permaneceu por 20 meses em barricas novas francesas. Após retirado das barricas, foi para as garrafas definitivas, onde permaneceu envelhecendo por mais 12 meses.

Apresenta cor vermelha rubi escura com reflexos granada, com boa vivacidade. Tem aromas complexos com muita fruta negra e vermelha madura, ervas (balsâmicos), notas picantes, muitas especiarias, tostados, café, chocolate. O teor alcoólico é de 15,5%.

Em boca é encorpado, com boa estrutura, com equilíbrio de taninos e acidez, e boa persistência.

É um Syrah muito bom!

CONHEÇA: Os vinhos paulistas produzidos na Serra da Mantiqueira

Guaspari

Em Espírito Santo do Pinhal, São Paulo, a Vinícola Guaspari é de propriedade de uma família que transformou uma antiga fazenda de café em uma belíssima vinícola. Situa-se a aproximadamente 200 km da capital de São Paulo, com altitudes entre 1.000 metros e 1.300 metros.

Em 2006 foram plantadas as primeiras videiras de diversas variedades francesas. O primeiro vinho foi produzido em 2008 de forma artesanal e hoje a propriedade tem 50 hectares de vinhedos próprios.

A Guaspari faz a colheita de inverno quando o clima na região tem grande amplitude térmica e ausência de chuvas. Usa a técnica da dupla poda sendo feita a primeira poda de formação imediatamente após a colheita de julho/agosto e depois faz-se uma poda de produção.

A Guaspari trabalha com barricas de carvalho francês (Taransaud, François Frére e Ermitage), tanques de concreto oval, linha de produção e engarrafamento italianos e laboratório próprio para controle da qualidade.

A vinícola tem bela área de vinhedos, wine bar, restaurante, loja e sala de degustação com vista para a montanha com araucárias.

Com esforço, selecionei 4 vinhos para descrever por que tudo que degustei estava muito bom.

Entrada da Guaspari.

Área de degustação.

Os vinhedos.

Área junto ao Wine Bar.

Sala de barricas.

Vinho Branco Guaspari Vale da Pedra – Safra 2021

Este vinho foi elaborado com as uvas Sauvignon Blanc, Chardonnay e Viognier.

Possui teor alcoólico de 14% e sua maturação foi de 6 meses em tanques de inox.
Apresenta coloração limão leve, ótima intensidade aromática com notas tropicais de maracujá, abacaxi e um toque floral.

Em boca apresenta um equilíbrio único entre uma acidez marcante e textura que preenche a boca e que se completa com um final logo, sendo perfeito para harmonizar frutos do mar.

Guaspari Rose

Vinho elaborado com uvas Syrah em Espírito Santo do Pinhal no Vinhedo Vista da Araucária, com altitude de 906 metros.

O teor alcoólico é de 14% e a maturação ocorre durante 6 meses em tanques de inox.

Apresenta coloração salmão, ótima intensidade e frescor, com notas de frutas vermelhas, muito elegante, com acidez marcante e final longo.

Ótimo vinho de corpo leve para um dia de verão acompanhando frutos do mar e peixes.

Guaspari Syrah Vista do Chá

Este maravilhoso vinho é elaborado 100% com uvas Syrah no Vinhedo Vista do Chá situado em altitude entre 1.150 metros e 1.140 metros.

O teor alcoólico é de 14,5%. A maturação ocorre durante 22 meses em barricas de carvalho francês

Apresenta cor rubi profundo. Os aromas são intensos de frutas vermelhas e ameixas maduras, com elegante toque de especiarias. Em boca tem ótimo equilíbrio entre acidez e corpo com taninos maduros e final prolongado.

Este vinho representa o terroir Guaspari.

Harmoniza com carnes assadas, cordeiro e o clássico ossobuco.

Guaspari Terroir Pinot Noir

Vinho surpreendente, de corpo leve, elaborado com uvas Pinot Noir no Vinhedo Vista da Mata a uma altitude de 1.185 metros.

Teor alcoólico de 14%. A maturação ocorre durante 14 meses em barricas de carvalho francês.

É um vinho complexo e muito intenso de coloração rubi claro e aromas de frutas vermelhas frescas e especiarias. Em boca é muito elegante, equilibrado e fresco com taninos suaves, delicados e final longo.

Degustação na Guaspari.

Tim tim !!!

Bete Yang, é Engenheira Civil, formada em 1975 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é enófila desde 1996 quando visitou região vinícola de Stellenbosch na África do Sul. Fez cursos de vinhos em Curitiba, no Vale dos Vinhedos (RS), na Associação Brasileira de Sommeliers/RJ, em Rioja (Espanha) e na Ecole du Vin de Saint-Émilion (França). Desde 2017 é membro do Viniep (Confraria de vinho do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná). Visitou mais de 170 vinícolas na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul e Oceania. bete_yang@yahoo.com

Fotos: Bete Yang

 

Comentários

3 Comments

  1. Helio Sugai 5 de setembro de 2022 at 09:59 - Reply

    Parabéns à autora por mais uma matéria espetacular!
    Grandes novidades… estava curioso em ler comentário independente e de quem entende de vinhos!
    Obrigado!!

  2. J.P 5 de setembro de 2022 at 16:11 - Reply

    A Bete nos traz hoje mais dois produtores brasileiros, com belas fotos, indicação de produtos e de instalações de primeira linha. Certamente duas novas opções para os amantes de visita a roteiros diferenciados no país, desta vez em São Paulo, Serra da Mantiqueira, opções estas que passam a ser mais conhecidas e valorizadas através deste trabalho de visita e avaliação feita por conhecedores. Parabéns!

  3. Rafael 6 de setembro de 2022 at 09:46 - Reply

    Excelente! Parabéns.❤️

Leave A Comment