Nem só de Avenida Paulista é feita São Paulo. Para aquecer a retomada do turismo, o governo do Estado de São Paulo anunciou novas ideias que já estão sendo instituídas. A Now Boarding foi um dos 9 veículos de comunicação presentes na coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

Jornalista Daniella Féder em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, São Paulo

Jornalista Daniella Féder em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, São Paulo | Foto: Juju Possas

Uma das apostas é criar distritos turísticos, polos que receberão investimentos em turismo. O primeiro deles já foi aprovado: é o Distrito Turístico de Olímpia. O município, a 6 horas da cidade de São Paulo, é conhecido como a capital nacional do folclore e atinge 3 milhões de visitantes por ano. Por que não dobrar a meta? O próximo distrito turístico será o de Serra Azul.

Viajar perto de casa

O turismo de proximidade é tendência nestes tempos de pandemia. Hoje, 74 países estão com restrições para a entrada de brasileiros. As fronteiras, as incertezas e a economia enfraquecida dificultaram o planejamento de viagens longas, distantes e custosas. Naturalmente, o conceito de “viagem de férias” vai ganhando novo significado.

Viagens pelo Brasil são a brecha para que os brasileiros vivam o próprio país. Os trajetos são mais curtos, rápidos e baratos. E ainda podem incluir o chamado “room office”, o home office no quarto do hotel.

A Daniela de Araújo Pereira, gerente executiva de canais de vendas da Gol Linhas Aéreas, também estava na coletiva de imprensa. Ela frisa que “as pessoas querem cada vez mais conhecer o Brasil e isto não se restringe às capitais. Por isto, a Gol aposta no turismo regional desde antes da pandemia.

No cenário pandêmico, é notável o aumento do turismo doméstico em relação ao internacional. Uma forma de medir isto é pelos números da aviação. De acordo com Daniela, a Gol está fechando o mês de setembro de 2021 com 74% da malha aérea doméstica no ar. Uma recuperação otimista!

A economia sai ganhando

Sabendo disto, São Paulo planeja sair à frente nas ofertas turísticas. Ampliar a divulgação dos roteiros existentes e aprimorar aqueles que têm potencial de desenvolvimento. O fluxo turístico gera empregos, fomenta negócios e injeta dinheiro no comércio local. A estratégia de investir no turismo está aliada ao aquecimento da economia:

“Existe a ideia antiquada de que o turismo é aquela área que só cresce quando a economia vai bem. Quando na verdade ele é o próprio motor da economia”, reconhece Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens do estado de São Paulo.

Ecoturismo e aventura em São Paulo

A procura pelos destinos de natureza cresceu durante a pandemia. Uma prática que parece vir para ficar. Acompanhando a onda, foi lançado o programa SPEcoaventura. O foco é “qualificar, certificar e promover” 200 destinos de aventura e natureza de São Paulo. São polos turísticos como o Vale do Ribeira e Pontal do Paranapanema.

A iniciativa é da secretaria de Turismo e Viagens de SP e do Sebrae-SP. As atividades de aventura como tirolesa, rapel e rafting serão certificadas de acordo com as normas da ABNT. É uma promessa de maior segurança aos turistas que procuram essas atrações, mas também incentiva a competitividade das empresas.

A Now Boarding viajou a São Paulo para coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes a convite das marcas São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), Visite São Paulo, Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). O evento teve apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

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