Os viajantes do Brasil, dos Estados Unidos e da Rússia devem ficar de fora da primeira lista de autorização de viagens para a União Europeia, informam fontes diplomáticas.

A listagem dos países liberados deveria ter sido anunciada ontem (26 de junho), mas por conta de não haver aprovação unânime ela foi adiada. Agora, o anúncio é esperado até o dia 30 de junho, um dia antes das fronteiras externas dos países do bloco serem oficialmente reabertas.

A decisão de impedir os três países tem a ver com o fato da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) não estar controlada neles. Isso porque, apesar de liberar as negociações, a Comissão Europeia definiu que só podem entrar os cidadãos de nações que tenham a situação epidemiológica semelhante a dos países do bloco europeu.

Segundo a mídia norte-americana, os primeiros países a serem liberados serão China (contando com a reciprocidade de Pequim), Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Montenegro, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Coréia do Sul, Tailândia, Tunísia e Hungria.

No entanto, a lista apresentada pela União Europeia aos países-membros conta com 25 nações e poderá haver mais inclusões entre os liberados. 

Fonte: Ansa

Comentários

Leave A Comment