O dia 11 de março de 2020 foi um marco no setor do turismo. A declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o fechamento de fronteiras e os decretos de isolamento, tornaram o ano de 2020 o pior da história para o setor, que apresentou uma queda de 83% na chegada de turistas internacionais. Neste ano, destinos de todo o mundo perderam mais de 180 milhões de chegadas entre janeiro e março, conforme apontam os dados da Organização Mundial do Turismo (OMT).

A pandemia se tornou catalisador de imensas mudanças às quais o segmento precisa se adaptar. Para tanto, no Brasil, iniciativas vêm sendo aplicadas para que o turismo possa se recuperar e se preparar para a retomada, como, por exemplo, o selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro” do Ministério do Turismo, que completa um ano de implementação este mês.

O selo é um incentivo aos empreendedores na aplicação de protocolos de segurança, desenvolvendo práticas que promovam a proteção de turistas e trabalhadores no desempenho das atividades.

Ações como esta ressaltam o novo perfil de turistas a qual os gestores precisam se atentar. Um perfil mais consciente e que não somente se preocupa, mas que usa as normas sanitárias aplicadas pelo estabelecimento como filtro na hora de planejar sua viagem, tornando essencial ao setor se atentar aos cuidados, buscar reforçar as boas práticas e evidenciá-las em sua comunicação.

Especialistas em turismo apontam um ligeiro crescimento para o turismo para os próximos meses e uma pesquisa realizada pela Vrbo, empresa americana de planejamento de viagens, indica que 92% dos brasileiros já voltaram a realizar planos para este ano. Neste cenário, cabe ao gestor do turismo aplicar boas práticas de segurança que não estão ligadas apenas ao ambiente, mas também nos cuidados de gestão, para que sua empresa esteja preparada em todas as frentes de atuação.

Os momentos mais desafiadores para o turismo com certeza já foram vivenciados. Agora, planejamento, adequação legal e estrutural, além do preparo para receber este turista mais cauteloso farão total diferença no fortalecimento dos negócios.

Flávio Pinheiro Neto, é advogado empresarial do escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados

Foto: jcomp/br.freepik

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