Um dos passeios de trem mais bonitos do mundo está, agora, inclusivo. A Serra Verde Express que realiza o passeio que sai de Curitiba e vai a Morretes, no Litoral do Paraná, passando pela Serra do Mar, numa estrada de ferro construída entre 1880 e 1885 que desafio vários relevos, ganha seu primeiro vagão desenvolvido exclusivamente para atender pessoas com deficiências, mobilidade reduzida e transtornos, como autismo.
Único no Brasil, foi projetado pelas arquitetas Lucille Amaral e Silvane Eclache, e tem 27 assentos, dois lugares para cadeiras de rodas, além de um banheiro com acessibilidade. O projeto do vagão tem mais de um ano e contou com a consultoria da Broder, empresa especializada em treinamentos para atendimento a públicos diversos.
Segundo dados da empresa, ano passado, a viagem de trem do Planalto para o Litoral paranaense recebeu 608 passageiros com necessidades especiais e, até agora, em 2023, mais de 700 pessoas nessas condições já viajaram de trem.
GASTRONOMIA: Em Morretes, Bistrô da Vila
O vagão inclusivo
O vagão especial para pessoas com necessidades especiais foi feito num vagão que foi reformado em pouco mais de dois meses para transformar um carro da categoria turística para o layout de agora, totalmente renovado e adaptado”, conta Lucille Amaral, complementando que “as cores internas também foram pensadas usando como referência um símbolo inclusivo e, por isso, usamos o amarelo e o marrom, que são as cores do cordão que identifica pessoas com deficiências ocultas”.
De acordo com a arquiteta, a velocidade das mudanças e adaptações foi possível devido à expertise da equipe, já acostumada ao manejo, reformas e uso de materiais para trens. “São anos reformando, testando, entendendo como os produtos se comportam na operação ferroviária”, diz, e nesse caso teve o planejamento do tamanho de portas e janelas e implantação de uma plataforma elevatória para acesso ao vagão.
Uma das dificuldades enfrentadas pelas profissionais durante o projeto foi a limitação de espaço. “O banheiro, por exemplo, é o maior possível e foi testado para que um cadeirante sozinho faça uso do sanitário”, garante.
Durante a alta temporada (janeiro, fevereiro, segunda quinzena de julho e dezembro), o trem que liga Curitiba a Morretes opera diariamente. No mês de novembro, opera nas quintas, sextas, finais de semana e feriados. E, ao longo do ano, as saídas ocorrem às sextas, sábados, domingos e feriados.
Mais informações sobre a viagem de trem de Curitiba a Morretes estão nesse link.
Com apoio Assessoria de Imprensa
Atualizada em 06/dezembro/2023