Quando falamos em Texas, logo pensamos em fazendas, filmes de bang-bang. Mas esse Estado no Sul norte-americano tem a música em suas raízes: country, rock and roll, o estilo Tejano, blues, jazz e o gospel.

Como terra natal dos pioneiros em diversos campos da música, não é surpresa que o Texas seja um Estado musical. Muitos músicos emblemáticos originados no Texas – como Buddy Holly, Bob Wills (“The King of Western Swing”), Selena, Ornette Coleman, George Jones, Willie Nelson, Stevie Ray Vaughan, “Blind” Lemon Jefferson, Roy Orbison, ZZ Top e Janis Joplin, para citar alguns – deixaram suas influências permanentes sobre os gêneros que se seguiram. Estes músicos talentosos do Texas trabalharam em conjunto para formar novas variações da música, oferecendo um espírito inigualável e uma verdadeira experiência para seus ouvintes.

Para entender as raízes da música texana, é importante considerar as culturas e a história que a influenciaram.

A mais notável é a música de espírito livre do cowboy; o ritmo suave e melancólico do blues segue de perto, e as canções de amor, alegres fandangos e polca da fusão de alemães e tradições dos Tejanos mais tarde afetaram os gêneros do Texas.

Coloque-os todos juntos, e você forma desenvolvimentos musicais inovadores que variam de Tex-Mex e conjunto a honky tonk (bar com música country tocada ao vivo) e blues elétrico, de rock n’roll e punk rock ao gospel, jazz, clássica e ragtime (estilo musical com raízes do foxtrote).

Nada aproxima tanto os texanos como uma boa música, e há festivais e eventos para manter a festa o ano inteiro.

Desde 1972, o Kerrville Folk Festival tem servido como um festival internacional de compositores, com mais de 100 compositores e suas bandas, bem como artes e artesanato, shows infantis, comidas e camping.

Kerrville Folk Festival. Foto: Facebook/1Perspective Photography

Em Hallettsville, que fica a 100 km a Leste de San Antonio, o Championship Fiddlers Frolic reúne os melhores violinistas nos Estados Unidos e ao redor do mundo durante 4 dias em abril.

Em San Antonio, o International Accordion Festival, que ocorre anualmente, comemora tradições musicais e multiculturais numerosas e ganhou reconhecimento como um dos principais eventos no Sudoeste.

Ao longo da costa, Corpus Christi já é sede do Texas Jazz Festival por mais de 50 anos, promovendo o melhor do Jazz americano. O festival tem crescido ao longo dos anos e, hoje, os frequentadores podem ouvir o talento local em três áreas sob grandes árvores e próximos a casas históricas.

TURISMO: Texas, no estilo cowboy

Austin é conhecida como a “Capital Mundial da Música ao Vivo” e é também o lar de vários festivais que têm crescido aos montes, incluindo South by Southwest (SXSW) e Austin City Limits (ACL). Não importa a época do ano ou a hora do dia, é possível encontrar os sons que ecoam da música reverberando ao redor da cidade. Toda primavera, quem está em Austin se prepara para o SXSW, que apresenta cerca de 2 mil bandas promissoras em mais de 80 etapas e que se adaptou para incluir as mídias interativas e componentes de cinema, trazendo notáveis cineastas e talentosos artistas multimídia. Cada outono, mais de 70 mil frequentadores de concertos esperam ansiosamente pelo ACL, o festival anual que traz artistas de todos os gêneros – de hip hop ao country, de blue grass (estilo com influência do jazz e do blues) a eletrônica – para as oito principais etapas do Zilker Park.

Austin, a capital do Texas. Foto: MJ Tangonan/Unsplash

Outros pilares notáveis da indústria musical do Texas incluem lendários salões de dança estabelecidos em todo o Estado.

Austin, Fort Worth, Houston, San Antonio e Lubbock são reconhecidas mundialmente pela música ao vivo, mas, ao pegar as estradas do Texas, podem-se encontrar locais que são igualmente amados pelos apaixonados por música que desejam visitar os salões de dança nas comunidades típicas de Luckenbach, Gruene e Bandera.

O Texas celebra todas as suas culturas, histórias e pessoas, passado e presente, através da diversidade de sua música.

Com apoio Travel Texas

Comentários

Leave A Comment