Instalada numa estação ferroviária de 1922, a original Estação Bananeiras alia luxo, charme e conforto ao cenário histórico, cultural e a natureza exuberante da charmosa cidade de Bananeiras, no Interior da Paraíba.

A 140 km de João Pessoa, capital da Paraíba, o município de Bananeiras, na Serra da Borborema, é conhecida por sua arquitetura colonial, belezas naturais e uma rica cultura popular. E, apesar do nome, Bananeiras foi o maior produtor de café da Paraíba e o segundo do Nordeste e em 1852, o município rivalizava em qualidade e aceitação do seu café com o de São Paulo. A cultura do café durou no município até 1923, quando a plantação foi devastada por uma praga.

O trem só chegou à cidade no início dos anos 1900 com a Great Western of Brazil Railway Company Limited na Estação Ferroviária Independência do Picuhy e é nesse local que está a Estação Bananeiras, pousada que restaurou o prédio histórico adaptando-o mas preservando a arquitetura original.

As 12 suítes da pousada têm varandas voltadas para a piscina e se destacam na fachada do antigo prédio. As acomodações, com máquina de café, oferecem  o charme de um loft com o toque de aconchego da Serra. O ofurô, integrado ao ambiente do quarto, reforça a vocação da hospedagem romântica, inspiração para um longo e prazeroso banho com sais.

A pousada Estação Bananeiras, na Paraiba,, que faz parte da Associação Roteiros de Charme e dela os hóspedes podem fazer os passeios e experiências da região, um refúgio paraibano que misturar lendas, fatos e tradições, além das belezas naturais, patrimônio histórico e uma rica cultura popular ainda pouco conhecido dos viajantes brasileiros.

TURISMO: Astroturismo na Paraíba

A cidade conta com mais de 80 edificações catalogadas e tombadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico da Paraíba pela sua riqueza arquitetônica.

Um dos destaques de Bananeira são seus artesãos que trabalham em madeira, cabaças, bambu e derivados da bananeira. O turista vai encontrar bonecas de pano, bolsas, santos, produtos em crochê, fuxico e bordados, além de doces caseiros.

Com apoio Horus Comunicação e Destino Paraíba

Comentários

Leave A Comment