Porto Seguro, na Bahia, é o palco do roteiro “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”. Idealizada pela Prefeitura Municipal, a rota envolve atrativos nos distritos de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, proporcionando experiências como visitas guiadas por anfitriões a plantações de açaí, cupuaçu e coco – com direito à degustação de frutas típicas – em locais a exemplo da Fazenda Bom Sossego e o Celeiro de Alimentos, ambas em Porto Seguro.

Outras das várias atrações do roteiro são a Agroindústria de Chocolates Finos Diporto, em Porto Seguro, onde o turista tem a chance de conhecer o processo de fabricação do produto; e a propriedade Trevo dos Búfalos, localizada no acesso de Arraial d’Ajuda/Trancoso, na rodovia BA-001, na qual o visitante pode ter contato com os animais – criados em harmonia com a preservação ambiental – e provar e adquirir queijos artesanais elaborados no espaço, após conhecer o método de produção. Destaque ainda para o Espaço Sparvati Casa e Bistrô, no distrito de Vale Verde, um casarão de luxo com um exuberante jardim tropical que oferece ótimas opções de aluguel por temporada ou para a realização de eventos.

Trevo dos Búfalos. Foto: Facebook

Segundo a coordenadora do roteiro, Aline Rodrigues, a ideia é evidenciar belezas além dos já tradicionais pontos turísticos de sol e praia.

Cervejaria Artesanal Arraial d’Ajuda. Divulgação

O Terra Mãe do Brasil inclui, ainda, a Cervejaria Artesanal Arraial d’Ajuda, na cidade de mesmo nome, onde é possível visitar a fábrica e conhecer a produção da bebida, feita em diferentes estilos e que se baseia no sabor das cervejas feitas em casa. Já no Rancho Fábio da Garota, localizado a 10 minutos do centro de Trancoso, o turista pode fazer uma cavalgada ecológica. Os passeios, com duração aproximada de 2 horas, percorrem belas paisagens de florestas e trilhas, com vista para o Vale dos Búfalos.

Natureza

O visitante da região tem ainda à disposição programas como a subida do Rio Buranhém. Partindo do Deck do Pantera, no centro de Porto Seguro, o passeio percorre áreas preservadas de mangue, falésias coloridas, propriedades rurais e locais para banho de rio, além de pescarias e refeições. Também é possível conhecer dois parques nacionais, como o do Pau Brasil. Com cerca de 19 mil hectares, trata-se de uma das mais importantes áreas protegidas da Mata Atlântica no Sul da Bahia.

Já o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal abriga a primeira porção de terra avistada por navegadores portugueses à época da colonização. A entrada principal do espaço, situada na BR-498 (acessada por meio do km 74 da BR-101), passa pela Aldeia Pataxó Pé do Monte. No local, há condutores indígenas capacitados e venda de artesanato, além de apresentações culturais e da possibilidade de visitar plantações de cacau, açaí e pimenta do reino, entre outros produtos da agricultura familiar.

CONHEÇA: Parque Nacional do Descobrimento

Outra opção do roteiro Terra Mãe do Brasil é a prática de cicloturismo. A Bahia Active organiza bike tours ecológicos por praias, fazendas e parques da região, promovendo a interligação de diversos atrativos da rota. Os passeios incluem a oferta de cicloviagens e de roteiros de um dia, entre outras opções, e envolvem a participação de grupos de 8 a 10 pessoas, com suporte especializado. Também há a possibilidade de aliar o ciclismo a modalidades como caminhada e canoagem, proporcionando ao turista uma visão local diferenciada.

Bahia Active. Divulgação

O Terra Mãe do Brasil participa do projeto Experiências do Brasil Rural voltado ao fomento do turismo no campo. A iniciativa, uma parceria entre os Ministérios do Turismo, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Universidade Federal Fluminense capacita empreendedores para impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, de forma a inseri-los na oferta turística nacional e reforçar alternativas de renda. Estão no Experiências do Brasil a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina, e a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul.

André Martins, Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comentários

Leave A Comment