A sua imagem nas mídias sociais, reflete quem você é de fato? Nossa imagem on-line precisa ser uma extensão do nosso comportamento, tal como somos no mundo off-line. Nessa coluna Sua imagem nas redes sociais dou dicas de como se comportar.

Se pararmos para pensar, por meio delas somos observados o tempo todo: amigos, colegas, familiares, chefes, clientes, possível empregador. Nossa presença nas redes é percebida por aquilo que escrevemos, postamos e curtimos.

Dicas

Quem aqui não pesquisa o perfil de pessoas que não conhece antes de iniciar algum tipo de relacionamento (profissional ou pessoal)? Uma pesquisa realizada na Califórnia com trezentos gerentes de RH aponta que para 45% deles, postagens inadequadas podem custar a participação em processos seletivos. Fazendo um paralelo, um escorregão que pode custar a sua promoção ou fazer com que um cliente potencial contrate o seu concorrente.

Pensando nisso, relacionei algumas dicas para que você use as redes sociais como um aliado:

– Pense mil vezes antes de fazer postagens com temas que são polêmicos e piadinhas.

Se você posta toda semana uma piada sobre “odeio segunda-feira” ou “oba, a sexta chegou”, corre o risco de passar a imagem de alguém que não gosta de trabalhar.

– Não use suas redes como terapeuta para fazer desabafos e mandar recados, seja para o chefe, para sua colega ou ex-namorada. Trate cada assunto com quem corresponde.

– Uma imagem vale mais que mil palavras? Não poste fotos com bebidas alcoólicas, nem usando trajes de banho ou roupas muito sensuais. Não esqueça de pedir para seus amigos não publicarem fotos suas sem avisá-lo primeiro.

– Evite publicar muitos selfies. Pessoas que são viciadas em selfies podem passar a impressão de imaturidade, de vaidosas e ego inflado.

– Use as redes para compartilhar conhecimento. As pessoas cada vez mais usam as redes como fonte de informações, então se você for um compartilhador de informações de qualidade, será valorizado por essa característica e ainda aumentar sua rede de relacionamento,

– Além da atenção com o conteúdo, é preciso se atentar também a quantidade de postagens e interações, para que você não passe a imagem de que fica o dia inteiro online.

Equilíbrio

A essa altura alguém pode estar pensando em cancelar suas contas nas mídias para não correr o risco de se prejudicar. Péssima ideia: quem se ausenta das mídias sociais perde visibilidade profissional.

Como quase tudo na vida, a chave está no equilíbrio. Fazer a gestão da sua presença on-line para que os seus perfis não transmitam mensagens ambíguas ou incoerentes com a sua reputação é uma atitude fundamental para evitar prejuízos à sua imagem e para potencializar oportunidades. Pense nisso.

Karla Giacomet, consultora de imagem

karlagiacomet.com.br

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Publicado no Aeroporto Jornal – janeiro/2017

Photo by camilo jimenez on Unsplash

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