POUCOS BRASILEIROS SABEM, MAS UMA DAS VIAGENS MAIS CHARMOSAS DE TREM É NO BRASIL. E o passeio, no Paraná, foi eleito pelo “The Wall Street Journal”, dos EUA, como um dos três passeios de luxo sobre trilhos mais interessantes do mundo e, pelo “The Guardian”, da Inglaterra, um dos dez mais bonitos do planeta.

A Litorina de Luxo e o Trem da Serra do Mar Paranaense percorrem uma ferrovia centenária que é considerada umas das obras de engenharia mais importantes do Brasil e que está localizada na maior área contínua de Mata Atlântica preservada do país. Túneis, pontes, picos e montanhas ligam Curitiba ao litoral.

O ponto de partida da viagem é a Estação Ferroviária de Curitiba e o destino a histórica cidade de Morretes. A beleza do trajeto torna-se exuberante em trechos que passam pelo conjunto montanhoso do Marumbi, Cascata Véu da Noiva e tem como ápice a Ponte São João, inaugurada em 1885, e que até hoje tira o fôlego dos viajantes que passam pelo seu vão livre a 110 metros de altura.

Após quatro horas de passeio pela Serra do Mar, Morretes, momento em que o passeio ganha status gastronômico em um almoço com o famoso barreado, prato típico de origem portuguesa do século XVIII e até hoje preparado com as mesmas características.

O retorno a Curitiba é no final do dia pela Estrada da Graciosa, antigo percurso dos tropeiros e cuja construção, em meio à mata atlântica, data do século XIX. Orgulho dos paranaenses, a Graciosa foi declarada pela Unesco, em 1993, área de Reserva da Biosfera por conta das abundantes fauna e flora locais.

Publicado na Now Boarding – novembro/2018

Comentários

Leave A Comment