Turistas que visitam o Uruguai têm um novo atrativo: a Ruta Rosa. Criada recentemente, ela surgiu para valorizar o tradicional vinho rosé que está no Uruguai há muitos anos e outros produtos da região de Canelones, a cerca de 60 km da capital Montevidéu.

Maria Julia Fernández, assessora técnica da Associação Turística de Canelones e idealizadora do novo passeio, diz que a Ruta Rosa nasce “como uma marca inovadora de um projeto de marketing e networking na promoção e comercialização do turismo experiencial e sensorial no departamento de Canelones”.

Segundo Fernández, o turista encontrará “experiências de aromas e sabores” que envolvem mulheres rurais, com diversos passeios que são trabalhados e que procuram posicioná-las e complementar a oferta de enoturismo e, também, sensoriais, como a rota da horticultura. Na Ruta, o visitante poderá conhecer o Museu da Uva e do Vinho, no Parque Tecnológico Canario, em Canelones.

Pizzorno Wines. Divulgação

La Ruta Rosa

Por que Rosa? É uma cor que evoca charme, cortesia, sentimentalismo, sensibilidade, gentileza, delicadeza, destaca o feminino, o devaneio, o romantismo, o delicioso, o doce, a emoção, a inclusão.

Como destino turístico, Canelones quer gerar um vínculo afetivo com seus visitantes e o vínculo afetivo ajudará porque o objetivo é levar alegria, amor, bom humor e empatia no percurso da Ruta Rosa.

O Uruguai destaca-se mundialmente como produtor de vinhos rosés por possuir uma grande tradição como país vitivinícola. Além de vinhos de mesa, rosés de qualidade são produzidos.

O vinho rosé vem tendo um crescimento internacional e o Uruguai está acompanhando esta tendência.

Existem algumas datas que são especiais no roteiro. Nos meses de fevereiro e março é a época da colheita; 14 de abril comemora-se o Dia do Tannat; em agosto faz-se a pode e se celebra a Culinária Crioula e, em novembro, é o mês do Dia Mundial do Enoturismo.

E Canelones está propondo que no mês do Enoturismo se incorpore ao calendário de eventos a La Fiesta del Vino Rosado.

Oito vinícolas estão comprometidas com a Ruta Rosa: Artesana, Bracco Bosca, Castillo Viejo, H Stagnari, Joanicó, Moizo, Pizzorno e Varela Zarranz.

Maria Julia Fernández informou que existe um acordo com a Câmara de Comércio e Negócios LGBT do Uruguai para promover a Ruta para os turistas LGBT+.

Establecimiento Juanicó. Divulgação

Comentários

Leave A Comment