Tudo começou em 2019 quando recebemos em nossa residência a visita de uma emissora de televisão para fazer uma reportagem sobre decorações natalinas. Vale dizer que minha esposa é fanática pelo Papai Noel e Natal, a data comemorativa mais importante para ela. Nesta ocasião prometi que um dia visitaríamos a Terra do Papai Noel em Rovaniemi, no Círculo Polar Ártico, capital da Lapônia, no Norte da Finlândia.

Em setembro deste ano quando as portas de alguns países europeus se abriram decidimos fazer a tão sonhada viagem.

Rovaniemi. Foto: Facebook Visit Rovaniemi – the

Noite às 16h

Fizemos todos os procedimentos necessários: compramos as passagens aéreas, fizemos as reserva de hotel e baixamos os comprovantes de vacinas, além de outras providências, inclusive comprar roupa para o frio.

Finalmente em novembro embarcamos para o destino desejado.

Ao chegarmos já nos deparamos com a baixa temperatura na casa dos -4ºC. A neve predominava na cidade. Tudo muito branco, muito frio e vento.

Chegamos ao Hotel Aakenus Apartments, onde havíamos realizado a nossa reserva já tarde da noite.

O nosso apartamento era completo, com cozinha, banheiro e quarto, muito bem distribuído. Todos os ambientes com calefação.

O café da manha servido era muito bom com várias opções. O pessoal muito atencioso e prestativo.

Clayton, no local onde passa a linha do Círculo Polar Ártico. Arquivo pessoal

Em Rovaniemi o dia é muito curto. Amanhece por volta das 9h e lá pelas 16h já é noite. Fecha todo o comércio, inclusive a Vila do Papai Noel; só os restaurantes e bares ficam abertos.

Urso Polar

Pela manhã chegou a hora de conhecermos a cidade e seus encantos. Alugamos um carro na Hertz onde fomos muito bem atendidos.

Chegamos finalmente a Santa Claus Village, a cidade do Papai Noel, repleta de lojas, restaurantes, atrações, como o passeio com as renas, a fazenda de huskys, o correio do Papai Noel e seu escritório onde pudemos conhecê-lo e tirar fotos.

Conhecemos também outro parque natalino chamado Santa Park. Um parque temático, incrustado em uma montanha, cheio de atrações, shows, brinquedos, lojas e restaurantes.

Santa Park. Arquivo pessoal

Visitamos também o Ranua Zoo a 80 km de Rovaniemi onde a principal atração é o Urso Polar e seu filhote.

Tivemos muita sorte nessa viagem uma vez que a abertura oficial do Natal se deu em 20 de novembro e pudemos contemplar o Papai Noel declarando oficialmente a sua abertura ao mundo.

No nosso último dia visitamos uma pista de esqui em Ounasvaara do outro lado da ponte de Rovaniemi. Sorte mais uma vez: a abertura foi naquele dia da nossa visita e estavam sendo realizados campeonatos de snowboard e esqui na neve.

Infelizmente não foi desta vez que avistamos a tão falada Aurora Boreal. Fica para uma próxima talvez.

Ao final da viagem os termômetros já acusavam -10°C, mas posso garantir que valeu muito a pena.

Um sonho realizado.

Clayton Gebert e Silvia Pereira de Medeiros

Comentários

Leave A Comment