São João del-Rei, cidade mineira que foi fundada por bandeirantes paulistas, é conhecida por atrair turistas por seu patrimônio histórico, como a Catedral Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis. Suas ruas antigas, as construções barrocas e o museus fazem parte da lista do que fazer na cidade que, agora, tem nova opção. Foi reaberta para visitação a Rotunda de São João del-Rei, no Campo das Vertentes.

A Rotunda foi construída em 1882 e faz parte do Museu Ferroviário que guarda raridades do Brasil e do mundo e é mantido pela VLI, companhia de soluções logísticas. A Rotunda tem arquitetura em forma circular e 25 linhas em seu interior convergindo para o girador manual localizado no centro do prédio.

Foto: VLI

O rico acervo histórico, mantido e preservado pela VLI no Museu Ferroviário, é composto por sete locomotivas a vapor originais da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) de bitola de 76 centímetros que pararam em perfeitas condições de uso; três locomotivas a vapor de bitola de 1 metro, sendo uma delas cortada ao meio mostrando seu funcionamento; uma locomotiva elétrica de fabricação inglesa de 1951; um raríssimo vagão fúnebre; um carro correio e chefe de trem que era utilizado para transportar cargas e pequenas encomendas, além de abrigar o chefe de trem de passageiros; um vagão tipo gaiola para transporte de animais; além de outros veículos ferroviários como gôndolas, vagão box e pranchas.

O ingresso para conhecer a Rotunda tem valor único de R$ 10 e pode ser adquirido nas bilheterias de São João del-Rei e Tiradentes. As visitas são feitas às quartas, às 10h e 14h; quintas e sextas às 9h e 14h e sábados e domingos às 9h.

Foto: VLI

Passeio de Maria Fumaça

De São João del-Rei é possível fazer um passeio de Maria Fumaça que liga a cidade a Tiradentes, num percurso de 12 km. A ferrovia foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II. O ingresso custa R$ 80 para ida e volta. Informações sobre a viagem, clique aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Comentários

Leave A Comment