Hoje, 16 de julho, Roma, capital da Itália, ganha uma ligação ferroviária em alta velocidade com o sítio arqueológico de Pompeia, uma das principais atrações turísticas do país. Pompeia fica a 250 km da capital.
Atualmente, a viagem entre Roma e Pompeia é feita em um trem Frecciarossa, de alta velocidade, até Nápoles, onde os passageiros precisam descer e trocar de estação para pegar uma composição regional até o sítio arqueológico. A partir de hoje, a empresa ferroviária Trenitalia oferece viagens diretas entre Roma e Pompeia com trens Frecciarossa sempre no terceiro domingo do mês, com trajeto de 1h47 na ida e 2h15 na volta.
Já durante a viagem, os passageiros poderão conhecer a história de Pompeia, antiga cidade romana devastada por uma erupção do vulcão Vesúvio no ano 79, por meio de vídeos exibidos em monitores nos trens.
TURISMO: Pompeia teve antecessor do fast-food
O Frecciarossa parte de Roma Termini às 8h53 e chega em Pompeia às 10h40, com uma parada na estação central de Nápoles.
Ao chegar no destino, o viajante precisa pegar um ônibus até o sítio arqueológico, já incluso no bilhete. Já a viagem de volta sai do sítio arqueológico às 18h40, com chegada a capital da Itália às 20h55.
As passagens custam a partir de € 38.
Fonte: Ansa