Um vídeo de autor desconhecido mostra a retirada de dois aviões Boeing 767-200 ((PT-TAA e PT-TAB) da Transbrasil que estavam estocados no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek.

As duas aeronaves foram leiloadas em 2013, mas nunca foram retiradas do terminal brasiliense.

O PT-TAA foi o primeiro Boeing 767 da América Latina. A segunda aeronave, a PT-TAB, foi entregue para a Transbrasil em 1983 e saiu de operação em dezembro de 2001.

Segundo a Wikipédia, a companhia aérea Transbrasil “figurou entre as quatro maiores do ramo em operação no país, atrás das hoje também extintas Varig, Cruzeiro e Vasp”.

“Fundada em 5 de janeiro de 1955 sob o nome inicial de Sadia S.A. Transportes Aéreos, a Transbrasil encerrou suas atividades em 3 de dezembro de 2001, com sua falência decretada pela justiça no início de 2002”.

ASSISTA: O dia que um 727 invadiu as ruas de São José dos Pinhais

“Foi criada por Omar Fontana, filho de Attilio Fontana, fundador da Sadia, empresa do ramo alimentício. Ele arrendou um avião Douglas DC-3 para transportar carne fresca de Santa Catarina para São Paulo. A ideia foi um sucesso, o que levou Omar a constituir a Sadia S.A. Transportes Aéreos. Em 16 de março de 1956, o DC-3 prefixo aeronáutico PP-ASJ iniciou serviços combinados de carga e passageiros entre Florianópolis, Videira, Joaçaba e São Paulo”.

“Omar Fontana faleceu em 8 de dezembro de 2000. Depois disso, a queda da Transbrasil foi vertiginosa, até que em 3 de dezembro de 2001 a Transbrasil ficou sem crédito para a compra de combustível: todos os seus voos foram cancelados. No dia seguinte funcionários fizeram protestos, exigindo o pagamento de salários atrasados”.

 

Plane Spotter HD Curitiba, é um grupo de apaixonados que registra desde 2014 tudo o que acontece no Aeroporto Internacional Afonso Pena e no Aeroporto do Bacacheri, de Curitiba.

Comentários

Leave A Comment