194 aeroportos de todo o mundo foram avaliados por quase 16 mil usuários de 58 países num ranking que foi divulgado pela AirHelp. E quatro aeroportos brasileiros estão no top 10, lista liderada pelo Aeroporto Internacional de Mascate, em Mascate, capital de Omã. Os quatro terminais brasileiros nos dez melhores são: Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, em Recife, Pernambuco, que é o aeroporto mais bem colocado na listagem, ocupando o segundo lugar no ranking mundial; Aeroporto Internacional de Brasília, no Distrito Federal; Aeroporto Internacional de Belém – Val de Cans, na capital do Pará, e o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.
O levantamento, realizado de janeiro a outubro deste ano, foi estruturado em três temas centrais: pontualidade dos voos, opinião dos clientes quanto à qualidade dos serviços oferecidos (equipe do aeroporto, tempo de espera, acessibilidade e limpeza) e qualidade das lojas e restaurantes.
O Aeroporto Internacional do Recife obteve nota 8,48 para pontualidade dos voos, 8,38 para qualidade do serviço e 8,67 para qualidade do comércio, alcançando nota final de 8,49. Já o Aeroporto Internacional de Brasília recebeu nota 8,63 para pontualidade, 8,11 para qualidade do serviço e 8,14 para qualidade do comércio, compondo nota final de 8,43. O Aeroporto Internacional de Belém atingiu nota 8,49 para pontualidade, 8,19 para qualidade do serviço e 8,17 para qualidade do comércio, totalizando 8,36 como pontuação final. No caso do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, nota de 8,39 para pontualidade dos voos, 8,22 para qualidade do serviço e 8,35 para qualidade do comércio, tendo 8,35 como nota final.
TURISMO: Como arrumar uma mala para viagem
Na lista estendida dos 20 melhores aeroportos do mundo, aparecem mais dois brasileiros: o Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho, na 12ª colocação, e o Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena, no 18º lugar. O ranking ainda traz os Aeroportos Santos Dumont/ Rio de Janeiro (31º); Aeroporto Internacional de Guarulhos/ São Paulo (32º); Aeroporto Internacional do Galeão/ Rio de Janeiro (35º); Aeroporto de Congonhas/ São Paulo (37º) e Aeroporto Internacional de Viracopos/ Campinas/São Paulo(56º).
Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil, falou que “o Brasil conseguiu repetir o resultado do último ano, quando quatro aeroportos brasileiros figuraram entre os 10 melhores do mundo. Atingir um feito desse nível por dois anos consecutivos comprova que a gestão operacional e a infraestrutura dos aeroportos aqui instalados têm melhorado bastante ao longo dos últimos anos, notadamente com a participação de novos players e ampliação dos recursos investidos. Toda essa combinação acabou promovendo experiências mais agradáveis aos usuários que circulam pelos aeroportos brasileiros”.
O ranking da AirHelp é publicado dede 2015 e faz uma avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos com intuito de ajudar os passageiros a planejarem melhor seus voos. A empresa tem o Guia dos direitos do passageiro aéreo 2023.
Melhores aeroportos do mundo
|
Com apoio Conteúdo Comunicação