O primeiro ônibus elétrico intermunicipal do Brasil já está operando na rota Curitiba-Ponta Grossa pela Princesa dos Campos. Os testes com o novo modelo vão durar sessenta dias no trajeto que tem 117 km de distância. O ônibus tem autonomia de 250 km e capacidade para 44 passageiros sentados.

De acordo com os estudos feitos pela BYD, empresa pioneira em soluções de armazenamento e uso de energia e veículos elétricos com zero emissão de poluentes, a introdução do equipamento no setor pode representar até 70% de economia no custo operacional, diminuindo aproximadamente 118,7 toneladas de emissão de dióxido de carbono no meio ambiente por equipamento, equivalente ao plantio de 847 árvores, ou até mesmo a 72 mil km percorridos por ano pelos ônibus tradicionais.

“A Princesa dos Campos foi convidada para ajudar a colocar a ideia do ônibus elétrico intermunicipal em prática. Nós acreditamos que seria possível. Tivemos a coragem de ser a primeira viação de ônibus a investir nesse modelo de negócio e a nos disponibilizarmos a testar.  Nosso desafio agora é viabilizar que esses testes possam ser executados com segurança para que o melhor serviço seja ofertado aos nossos passageiros”, afirmou o presidente e CEO da Expresso Princesa dos Campos, Gilson Barreto.

Recarga

É a eletricidade armazenada em baterias de lítio ferro fosfato, utilizada para o funcionamento dos motores elétricos, que se encontram nas duas rodas traseiras que movem o ônibus. Para a operação, haverá dois pontos de recarga: um em Ponta Grossa e outro em Curitiba.

No projeto do ônibus elétrico intermunicipal, a estrutura é constituída por materiais de alta resistência, como a torção e a flexão. Os freios a disco regenerativos, com sistema ABS, proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo. A energia cinética dá ao equipamento a capacidade de reverter nos momentos de frenagem, permitindo a realimentação dos sistemas de baterias. O modelo BYD D9F dispõe de uma recarga total que se dá em um período de até quatro horas.

“Desde a fundação da BYD em 1995, na China, o fundador Wang Chuanfu tinha um projeto para atuar em soluções integradas, como a geração de energia através de fontes renováveis, armazenamento seguro e sustentável de energia e a eletrificação dos transportes e consumo eficiente”, diz o gerente de Vendas da BYD e Head no segmento de ônibus, Israel de Campos, completando que “a BYD já trabalha com vários produtos direcionados a eletromobilidade, como armazenamento de energia, chassi para ônibus, caminhões, automóveis, empilhadeiras, rebocadores de cargas, furgões, módulos de baterias e Charging Service. A empresa foi pioneira na introdução de caminhões elétricos no Brasil”.

São parceiras no projeto, além da Princesa dos Campos e a BYD Brasil, a Embarca (plataforma que conecta clientes, operadores e motoristas), Arca Mobility as a Service e a Marcopolo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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