Sabe aquelas histórias que você ouve desde pequeno? Etienne Van Sebroeck contava para seu filho, Joseph, as façanhas do pirata inglês Thomas Cavendish que aterrorizava o Litoral Norte de São Paulo a partir de Ilhabela, onde chegou pela primeira vez em 1586. Etienne era produtor de cachaça na região, negócio que foi assumido pelo filho na Destilaria Dona Filó que, para homenagear o pai, criou um rum que batizou com o nome de Cavendish. Pois bem, agora que vai a Ilhabela pode fazer uma rota gastronômica num veleiro que conta a história do pirata e do rum.

“Nossa ideia, diz Joseph, é que as pessoas participem de uma experiência gastronômica completamente diferente, que elas conheçam a história de Ilhabela enquanto navegam, descubram a ligação que a região tem com os piratas e ainda possam apreciar um rum nacional de qualidade”.

Nesta empreitada, Joseph se uniu a Ubiratam Matos proprietário do Veleiro Dália, um veleiro clássico do século XVIII que faz o passeio pelas praias de Ilhabela com a degustação do rum Cavendish e drinks preparados por um bartender.

Veleiro Dália.

Voltando ao pirata inglês. Várias semanas depois de chegar a Ilhabela, Thomas Cavendish foi incendiar cidades no Peru e só retornou ao Litoral paulista, cinco anos depois, em 1591, para atacar a Vila de Santos, no Natal daquele ano, que ficou sob seu controle até 3 de fevereiro de 1592.

Conta a história, que o pirata deixou um tesouro escondido na região. Cavendish morreu em 1592 dizem que próximo do Litoral de Pernambuco.

Toda essa mistura de história e lenda, é narrada no passeio, que é preciso fazer agendamento, de três horas com saídas em dois horários, às 9h e 14h. E além do rum de notas aromáticas de banana, cana de açúcar e especiarias, que é servido durante todo o passeio, um churrasco é preparado a bordo. As saídas do Dália acontecem na Praia do Arrastão e no Píer da vila em Ilhabela. São duas opções de passeio: o de três horas a R$ 2 mil reais e o Day Sailing, com saída pela manhã, a R$ 3.500. Informações neste e-mail.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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