AUTOR

TEMPO DE LEITURA

1.6 min

PUBLICADO EM

11/11/2020

Situado entre os municípios de Caieira e Franco da Rocha, na Grande São Paulo, o Parque Estadual do Juquery tem uma área de quase 2 mil hectares.

Criado em 1993, o local preserva as áreas de mananciais do Sistema Cantareira, bem como partes da Mata Atlântica e, ainda, protege o último remanescente de cerrado do Estado.

Dentro do parque há cinco trilhas sinalizadas de diferentes níveis que levam o visitante a paisagens únicas que são marcadas pelas belezas dos biomas. O destaque fica por conta da Trilha Ovo da Pata. O circuito tem mais de 13 km e percorre um morro de 940 metros de altitude. No topo é possível ver as cidades próximas, o Vale do rio Juquery e a Serra da Cantareira.

Cicloturismo

Na trilha Yu-kery, os visitantes podem encontrar a erva que dá o nome ao parque. A planta costumava ser utilizada pelos nativos da região e serve com condimento para temperar pratos típicos. No parque, ela também é conhecida como “Dorme Maria”, pois se tocada, fecha suas folhas e as abre novamente.

Para quem pratica o cicloturismo, o Juquery conta com uma trilha especial de mountain bike. São 14 km de extensão onde é possível contemplar a fauna e flora local. Pelo percurso não é difícil encontrar animais silvestres, como tucanos, cachorro do mato, saguis e seriemas.

O parque abre de segunda a sexta das 8h às 15h. A entrada é gratuita e é necessário agendar a visita.

Pacote para visitar

A 2L Viagens, agência especializada em ecoturismo e experiências personalizadas, oferece um roteiro completo pelo Parque Juquery. O pacote completo inclui transporte, guia acompanhante, dois kits de lanche de bordo, álcool em gel para cada participante e brindes personalizados.

O traslado para passageiros é feito em ônibus executivo com transporte especializado para as bikes em caminhão baú, percurso em terra, uma verdadeira aventura para lavar a alma!

Fonte: Assessoria de Imprensa

Foto: Humberto Lago Muller

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS