Fica em Itabaiana, a 53 km de Aracaju, no Sergipe, o único centro de criação, multiplicação e preservação de aves de rapina da América do Sul. O Parque dos Falcões está numa área de mais de 3 mil km² e tem autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para a criação desse tipo de aves. É um santuário dedicado à conservação das aves de rapina.

Foram José Percílio e Alexandre Correio que criaram o Parque em 2000 que cria aves de rapina como gaviões, corujas e carcarás e o trabalho que ali é desenvolvido tornou o Parque dos Falcões referência na América do Sul por ser o único centro de criação, multiplicação e preservação das aves. Hoje o local é mantido por um Instituto.

Foto: Facebook

“O Parque dos Falcões, na verdade, tem uma importância essencial para o mundo. É um trabalho único e sua história, juntamente com o trabalho do Percílio nunca vai existir em outro lugar. O fato dele ter aprendido tudo que sabe com relação ao manejo das aves, sem estudo, somente com a observação das aves é algo extraordinário”, comenta Ellen Carvalho, turismóloga graduada pela Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), gestora e criadora da Rota Caminhos da Serra de Itabaiana.

No ano passado, o Instituto recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe, aprovado pela Assembleia Legislativa de Sergipe. “É algo que só existe aqui, um patrimônio nosso. Um trabalho de observação de aves e ecoturismo. A experiência é inenarrável e uma energia que só em locais abençoados por Deus sentimos o que a natureza tem para ensinar”, acrescenta Ellen, que é turismóloga.

As visitas ao Parque dos Falcões precisam ser agendadas no (79)99665-4905 ou (79)99962-8396 para dois horários: 9h ou 14h. Os ingressos custam R$ 30 para adulto e R$ 15 para crianças entre 6 e 12 anos.

Foto: Anabel Mello

Fonte: Ascom/Unit Sergipe

Comentários

Leave A Comment