Uma das características do Embraer E195-E2 é fazer um som diferente – muito parecido com o som emitido pelas baleias – no momento da transição de potência da marcha lenta (idle) para o regime de aceleração. Esta decolagem da aeronave da Azul filmada pela equipe da Plane Spotter HD Curitiba capta exatamente este momento e você vai poder decidir se, realmente, o som feito pelo motor nesta operação é igual ao de uma baleia. Ou não.

Plane Spotter HD Curitiba, é um grupo de apaixonados que registra desde 2014 tudo o que acontece no Aeroporto Internacional Afonso Pena e no Aeroporto do Bacacheri, de Curitiba.

Foto: Plane Spotter HD Curitiba

 

 

Comentários

3 Comments

  1. Victor Magalhães 26 de junho de 2023 at 13:36 - Reply

    Aqui em casa eu ouço esse barulho quando a acft está na descida, já na aproximação final da pista 11R (pista 2) do aeroporto de Brasília. De tanto ouvir e estranhar percebi que só o EMB 195 emite esse ruído. Eu digo que é um som parecido com o arrastar de um móvel pesado, a comparação com a baleia ficou melhor. Há alguns anos, até cheguei a questionar o Lito em uma de sua postagens no insta, não obtive respostas.

    • Jean Luiz Féder 27 de junho de 2023 at 12:26 - Reply

      Olá Victor, como vai?
      Muito legal seu comentário e ouvido afinado!
      Esse misterioso e curioso som que os Embraer modelos E2 produzem, lembrando o som de uma baleia, ocorre apenas numa faixa muito específica de baixa rotação do motor, associado ao movimento das manetes de potência. É bem comum nas aproximações, onde após baixar o trem de pouso e flaps, o piloto avança as manetes para frente, tirando-as da posição de “marcha lenta”.
      Ao contrário dos modelos E1 (primeira geração) que são equipados com motores General Electric CF34, os Embraer E2 (segunda geração), são equipados com motores Pratt & Whitney 1900G.
      Já pousei muito em Brasília, não só na pista 11R, como 11L e aos opostas, 29L e 29R.
      Grande abraço!
      Sady Bordin

  2. Marcelo Henrique 18 de novembro de 2023 at 20:16 - Reply

    Moro próximo ao aeroporto internacional de Confins e reparei esse som por várias vezes ultimamente. Realmente lembra o som de uma baleia. De início imaginei que poderia ser atrito do ar em alguma parte da fuselagem por causa das manobras que fazem próximo à chegada do aeroporto.

Leave A Comment