De acordo com a The International Ecotourism Society (TIES), o ecoturismo pode ser definido como “viagens responsáveis em áreas naturais que preservam o meio ambiente, apoiam o bem-estar da população local e envolvem interpretação e educação”. Ecoturismo e turismo sustentável estão diretamente ligados, um é a relação do lazer em contato com a natureza e o outro enfatiza a forma de enfrentar e vivenciar a jornada. A Costa Amalfitana junta os dois.
O céu é o limite: para se sentir no céu basta olhar para baixo
Na Costa Amalfitana existem várias maneiras de planejar suas férias de acordo com os princípios do ecoturismo. Para se ter uma ideia, por exemplo, basta pegar o caminho que liga Furore a Conca dei Marini, voando. A ZipLine é uma associação privada que nasceu da montanha e oferece uma forma de vivenciar o Divino que vai além das praias e longe da agitação de cidades famosas como Positano e Amalfi.
A Tirolesa é uma nova atração. É um cabo de aço que conecta Furore a Conca Dei Marini e permite ao hóspede explorar e curtir a paisagem voando. Graças a um arnês especial que protege o corpo, você se abandona à força da gravidade suportada pelo cabo de aço que percorre a garganta do Fiordo di Furore, proporcionando momentos de pura emoção e vistas deslumbrantes.
Um outro olhar
O idealizador deste projeto é o engenheiro Massimo Boccia, furioso por adoção. O seu encontro com este território tem raízes longínquas, desde que, ainda adolescente, começou a frequentar a Costa Amalfitana. Apaixonar-se pelo território de Furore e Conca dei Marini floresceu em uma idade madura. E é neste contexto que nasce o seu projeto, que muito bem poderia ser denominado um ato de rebelião silenciosa e teimosia em querer inverter o próprio conceito de turismo num território que sempre esteve excluído dos interesses dos visitantes, que pelo contrário os locais mais populares da Costa Amalfitana.
Um voo noturno
A planta foi projetada para atender a padrões específicos, para construir algo exclusivo, diferente de todas as outras existentes no território. A tirolesa é a única capaz de fazer uma viagem das montanhas ao mar, dando ao passageiro a sensação de voar em direção às ondas azuis do Golfo de Salerno. O voar ao ar livre também pode ser feito à noite, uma experiência encantadora para os casais, que dá a emoção de estar seguindo a trilha das estrelas.
A viagem como meio, jamais como fim
A Costa Amalfitana é conhecida por suas belas praias, paisagem colorida entre casas, limoeiros e montanhas, A vista dos lugares “baixos” é incrível, mas dos altos é algo surpreendente e relativamente “novo”.
Assim nasceu a ideia do engenheiro, de levar as pessoas a conhecer as montanhas e mostrar-lhes a Costa Amalfitana de um ângulo diferente. “Um projeto muito ambicioso. Demorou anos para obter a licença. O projeto foi iniciado com muita cautela – diz Boccia – e é o único teleférico que possui os dois tubos”. O voo da tirolesa dura um minuto e meio. A estação de embarque é na localidade de Schiato (Município de Furore) e a chegada em Punta Tavola.
A montanha são as novas férias
O ecoturismo não envolve apenas a natureza, mas vai além, abrangendo as populações locais. Faz a economia fluir, faz as pessoas redescobrirem lugares muitas vezes esquecidos. E essa é a proposta de Cartotrekking.
Valentina Sannino, guia de excursões e membro da Cartotrekking, relata que a ideia de turismo sustentável e aventureiro foi surgindo gradualmente. Tudo começou há doze anos com um blog focado nos caminhos da Costa Amalfitana que deu aos turistas informações sobre como conhecer melhor a região.
A cartógrafa e hoje caminhante e fundadora da iniciativa é Michele Inserra. “Há alguns anos, franceses e alemães passavam por esses sentidos sozinhos. Michele percebeu que os pedidos foram aumentando gradativamente e combinou suas palavras com a experiência direta, passando a propor roteiros de trekking. Da Costa Amalfitana os caminhos estendem-se às ilhas, até à pensola sorrentina”, conta Valentina.
Além da natureza
Os roteiros são elaborados com precisão e, além dos roteiros clássicos, também oferecem passeios educacionais, ecológicos e culturais. As pessoas aprendem sobre o estilo de vida de Amalfi e as realidades locais visitando um vinhedo no topo da montanha com uma bela vista ou degustando um fior di latte diretamente em Agerola. Sannino. Durante as caminhadas “guias e companheiros recolherem objetos abandonados no caminho para dar um bom exemplo”, diz Valentina.
Experiências para todos
Cartotrekking oferece diferentes tipos de passeios: os mais experientes e esportivos e os iniciantes, como o passeio pela Gruta Esmeralda. “Este último, preferido pelos italianos”, enfatiza Valentina.
Entre os roteiros mais procurados estão: o Caminho dos Deuses, o Vale dos Moinhos e Punta Campanella e Monte Faito. “A Cartotrekking tem como objetivo cultivar a autêntica Costa Amalfitana”, destaca Valentina. Os colaboradores são todos guias de caminhada certificados e cada um tem uma formação diferente. A equipe também inclui arquitetos, cartógrafos, agrônomos e esportistas.
Um mergulho na fauna e flora de Amalfi
Outra forma de vivenciar o ecoturismo na Costa Amalfitana é pelas águas do Mar Tirreno. Em Praiano, Gaetano Milano, operador técnico subaquático, instrutor de mergulho de diversos níveis de mergulhador, é o fundador da empresa Centro Sub Costiera Amalfitana. O especialista, que já formou marinheiros, militares e esportistas, lançou seu negócio na década de 1980 com o objetivo de formar moradores da região, turistas e todos os interessados. Hoje a empresa também oferece atividades para crianças. “As cavernas são o lugar onde está a maior concentração de peixes, polvos e flora mediterrânea”, explica Milano. Entre as rotas marítimas mais populares estão a Conca dei Marini, Marina di Praia e a Gruta Esmeralda.
A Costa Amalfitana é um destino que está crescendo e amadurecendo, oferecendo estilos de viagem cada vez mais voltados para a salvaguarda e valorização do território.
Priscilla Santos da Silva, é uma brasileira que mora em Na Costa Amalfitana, no sul da Itália, formada em Relações Internacionais e mestranda em Diplomacia que atua no turismo há mais de oito anos prestando serviços na área governamental e privada. @estudantenomade @acostaamalfitana
Esta matéria também foi publicada no https://authenticamalficoast.it/