Um recorte da grandiosa doação feita pela Coleção Ivani e Jorge Yunes ao Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, será aberta ao público na próxima terça, 31 de agosto, na Sala 4 do Museu. A mostra África, Expressões Artísticas de um Continente no MON é apresentada pela Copel e viabilizada pelo Governo do Paraná.

São aproximadamente 1,7 mil obras de uma das mais importantes e significativas coleções de objetos de arte africana do século 20, que passam a pertencer ao acervo do Museu Oscar Niemeyer e, consequentemente, ao Estado do Paraná.

A superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, comemora a incorporação do conjunto de obras como mais um marco para o MON. “É um grande privilégio para o Paraná receber um acervo tão representativo da arte africana. Além de fortalecer a importância do MON enquanto depositário de grandes coleções, mostra o olhar sensível da curadoria para a arte indistinta, ampla e diversa”, afirma Luciana.

“A vinda da coleção de arte africana é parte de um processo de consolidação do marco referencial do MON, que estabelece como diferencial da instituição prioritariamente colecionar arte paranaense e brasileira e expandir seu olhar não eurocêntrico para a arte latino-americana, asiática e africana”, explica a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

Maior museu de arte da América Latina em área construída, com 35 mil m², o MON triplicou o seu acervo nos últimos anos. Desde que foi inaugurado, em 2002, e até 2015, o MON contava com cerca de três mil obras. Atualmente, possui mais de 9,3 mil obras em seu acervo.

A exposição poderá ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h.

Fonte: MON

Comentários

Leave A Comment