Minas Gerais conta com muitos símbolos religiosos e, por isto, é um estado reconhecido pelo seu rico patrimônio cultural e histórico. Centenas de igrejas católicas reforçam esta imagem.
Para os católicos, além das igrejas de cidades históricas, as opções de visita são os vários santuários, como o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas e Santuário do Caraça, em Santa Bárbara, os dois na região Central do Estado; Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte; Santuário de Nhá Chica, em Baependi, no Sul, e o Santuário de Campos Altos, em Campos Altos, no Alto Paranaíba.
Já para os praticantes da doutrina espírita em Minas Gerais, os municípios de Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Pedro Leopoldo, na região metropolitana, oferecem roteiros que contam a história e trajetória de Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier, médium e um dos mais importantes exponenciais do Espiritismo no Brasil.
Em Belo Horizonte
Os evangélicos dispostos a praticar o turismo religioso têm Belo Horizonte e região metropolitana como rota porque é na Grande BH que se encontram os maiores templos da religião, com a realização de grandes festivais gospel durante todo o ano.
A capital mineira também pode ser opção de viagem para quem quiser conhecer um pouco mais sobre as religiões afro-brasileiras: são mais de 350 terreiros de candomblé e Umbanda em Belo Horizonte.
Os judeus e judias também encontram na capital mineira cerca de dez instituições relacionadas à comunidade judaica.
Retiros e misticismo
Famosa por suas águas terapêuticas, São Lourenço é o destino de quem procura se aprofundar em Eubiose, sociedade de estudos ocultistas fundada no município. Já São Tomé das Letras é uma cidade muito procurada para uma maior conexão com a natureza e com a espiritualidade por ser considerada um dos sete pontos energéticos do Planeta Terra.
Airuroca, município também na região Sul, é destino frequente de quem decide fazer retiros espirituais e terapias holísticas, por também oferecer múltiplas possibilidades de conexão com a natureza.
Neste site é possível encontrar alternativas para o turismo religioso em Minas Gerais como, também, outros passeios.
Fonte: Secretaria Turismo Minas Gerais
Foto que abre a matéria: Igreja de N. S. da Conceição de Antônio Dias, Ouro Preto. Foto: Pedro Vilela/MTur