A Sociedade da Informação e do Conhecimento tem provocado transformações profundas no cotidiano das pessoas e dos mercados, especialmente por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o que inclui todo o sistema turístico. Assim, o turismo precisa compreender as quebras de paradigma que estão acontecendo, de forma a ser parte das mudanças e garantir sua própria sobrevivência, ao mesmo tempo em que colabora na construção de soluções trazidas por e para essa nova realidade.

Para tanto, é preciso que o turismo esteja atento às tendências de comportamento e consumo, inclusive no longo prazo, considerando as possibilidades de desenvolver produtos inovadores para os viajantes contemporâneos e, assim, solucionar gargalos ou minimizar impactos que serão crescentes diante do aumento do fluxo de visitantes no mundo. Para Yeoman (2012), um em cada dois habitantes da terra viajarão em 2050, totalizando um volume de 4,7 bilhões de turistas (no âmbito da previsão da Organização das Nações Unidas de que teremos 9,2 habitantes em 2050). Na estrutura clássica de inovação, novos ajustes e combinações de produção geram crescimento econômico, o que leva à reflexão acerca da importância de identificar possibilidades de inovação nos processos.

Considerando a parte do labor da universidade que busca interfaces com a sociedade, o Observatório de Turismo do Paraná (Obstur/PR), em parceria com a Amplia Mundo, plataforma pioneira em planejamento de cenários futuros e soluções para inovação em turismo, desenvolveram um estudo com vistas a gerar informação para inspirar e subsidiar a tomada de decisão no setor de turismo paranaense. Desenvolvido entre final de 2019 e ao longo do ano de 2020, o estudo se deu a partir da identificação das quatorze Megatendências do Copenhagen Institute for Future Studies (CIFS) no Turismo internacional e, em seguida, no Paraná.

Mas afinal, o que são as Megatendências? “Megatendências são movimentos das sociedades globais que indicam negócios e comportamentos para transformações estruturantes e inovadoras, em uma perspectiva de avanços e indagações” (Obstur/Amplia Mundo, 2021, p. 5).

As Megatendências costumam ter um espectro temporal de dez a quinze anos, e por mais que os estudos de futuro tenham sido impactados pela pandemia da Covid-19, por exemplo, é possível perceber com toda clareza, ao analisar cada uma delas, que as Megatendências do CIFS seguem sendo desenvolvidas na sociedade atual.

Vamos a elas:

  1. Desenvolvimento Tecnológico (inclui tanto inovações quanto difusão de tecnologias);
  2. Sustentabilidade;
  3. Sociedade do Conhecimento (habilidades geradas a partir dos índices crescentes de educação);
  4. Comercialização (áreas da sociedade e do setor público que se tornaram negócios);
  5. Saúde e bem-estar (incluindo também esse aspecto dos colaboradores);
  6. Individualização (desejo por produtos personalizados que solucionam especificidades);
  7. Imaterialização (mudanças em percepções e valores, foco na autenticidade por meio de referências ao design estética, moda, cultura, storytelling, valores e experiências);
  8. Globalização (envolve fluxos de informação, produtos, serviços, pessoas, talentos, tecnologias e capital, conectando todos os cantos do planeta);
  9. Crescimento Econômico;
  10. Aceleração & Complexidade (redução dos ciclos de vida de negócios, inovação e produtos por meio de convergência entre indústrias);
  11. Sociedade de Networking (uma sociedade moderna e ambiente de operações em que networks estão definindo interações sociais e estruturas organizacionais);
  12. Desenvolvimento Demográfico (com especial foco na diversidade);
  13. Polarização (um intervalo crescente entre extremos, assim como segmentos de mercado de níveis altos e baixos, por exemplo) e
  14. Democratização (gerando a descentralização dos processos decisórios).

Todas as quatorze Megatendências foram identificadas no turismo internacional por meio de análise documental realizada em mais de quinze reports internacionais de instituições de referência, em especial do Amadeus, Euromonitor, Skift, TripAdvisor, Expedia.

Em seguida, buscando inspirar e fomentar o turismo do Paraná, foi feito um levantamento de cada uma das quatorze Megatendências do CIFS ao longo do território paranaense, sendo identificadas em diferentes destinos, empreendimentos e atrativos do turismo do Estado, indicando que o Paraná tem iniciativas que acompanham a vanguarda da sociedade contemporânea e precisa se inspirar nelas para seguir fazendo do Turismo uma das forças de seu desenvolvimento socioeconômico, o que só pode acontecer a partir de parcerias.

O estudo completo e detalhado pode ser acessado no site do OBSTUR/PR: https://obsturpr.ufpr.br/portal/

Juliana Medaglia, Coordenadora do Observatório de Turismo do Paraná (Obstur/PR), professora na Graduação e no Mestrado do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná e doutora em Ciência da Informação. juliana.medaglia@ufpr.br

Referências

Observatório de Turismo do Paraná/Amplia Mundo. Megatendências e o Turismo: inspiração para o turismo paranaense. UFPR: Curitiba, 2021.

Yeoman, I., Rebecca, T. L. Y., Mars, M., Wouters, M. (2012). 2050 – Tomorrow’s Tourism. Channel View Publications, Toronto.

A foto que ilustra a matéria, é do Buraco do Padre, atração paranaense que fica próxima a Vila Velha

 

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