Conhecer o Litoral Norte de São Paulo, e Maresias, a 173 km da capital do Estado, é uma boa opção de lazer e descanso. O destino reserva variedade de passeios ao ar livre e uma das mais belas praias da região, hotéis, pousadas e restaurantes para todos os gostos, cachoeiras, trilhas, piscinas naturais, ilhas, mergulho e até rapel.

Praia

Maresias ganhou fama mundial graças às suas ondas perfeitas para o surfe. Mas, com 5 km de extensão, a Praia de Maresias oferece lazer para todos os públicos.

A longa faixa de areia clara e fofa se estende do Canto do Moreira, preferido entre os surfistas, ao Canto da Barra, onde as águas são mais tranquilas no encontro do rio com o mar.

Os dois extremos possuem excelentes pontos de mergulho, com piscinas naturais entre as pedras que permitem ver peixes e tartarugas marinhas.

Há ainda espaços para futevôlei, beach tennis e outros esportes na areia, além de uma pista de skate na Praça Internacional do Surfe e uma ciclovia.

Futevôlei. Foto: Tainá Dias

Ecoturismo

Com a necessidade de manter o distanciamento social e procurar espaços abertos, os turistas têm buscado cada vez mais atividades em meio à natureza. Nesse sentido, o ecoturismo é um dos pontos altos de Maresias.

Entre as opções de passeios estão a Trilha dos Mirantes, que segue até a praia de Paúba e oferece vistas deslumbrantes, o Poço do Caetano, composto por pequenas quedas d’água e piscinas naturais em meio à Mata Atlântica, e as Cachoeiras do Ribeirão de Itu, na vizinha Boiçucanga.

Confira aqui os passeios oferecidos pela agência Maresias Tur.

Rapel no Costão da Paúba. Divulgação/APHMBR

Hotelaria

No quesito hospedagem, Maresias consegue atender a todos os bolsos e perfis de visitantes.

São dezenas de meios de hospedagem associados à APHMBR, entre hotéis, pousadas e hostels, com diferentes áreas de lazer e serviços. As opções vão de hotéis pé na areia a pousadas integradas ao verde da Mata Atlântica, com foco em famílias, casais ou grupos de amigos e até mesmo estabelecimentos pet friendly.

Gastronomia

Os restaurantes e bares da APHMBR proporcionam uma verdadeira viagem pelos sabores da gastronomia em um único destino. Hambúrgueres, comida natural, os tradicionais sorvetes Rochinha, empanadas, açaí, pizzas, espetinhos, carnes, massas italianas e frutos do mar no melhor da culinária caiçara são apenas algumas das opções encontradas em Maresias.

Roteiro de 3 dias

Para o primeiro dia em Maresias, a dica é fazer a Trilha dos Mirantes, que liga o destino à praia vizinha de Paúba em um trajeto de 2 km. Entre vegetação e rochas costeiras, o caminho é tranquilo e conta com dois mirantes naturais, que oferecem vistas panorâmicas para as duas praias citadas e para as ilhas de Alcatrazes e Montão de Trigo. No final, um rapel de 10 metros de altura, ideal para os aventureiros iniciantes, garante fotos incríveis. Dessa trilha também sai o acesso para a Praia do Saco, ou Praia dos Pescadores, pequena faixa de areia praticamente deserta.

Outro passeio que não pode faltar em um roteiro mais curto é o circuito das cachoeiras do Ribeirão de Itu. A trilha de nível moderado atravessa a Mata Atlântica dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, na vizinha Boiçucanga, e leva a uma sequência de três cachoeiras deslumbrantes: Samambaiaçu, da Pedra Lisa e da Hidromassagem.

No último dia, um tour de bicicleta pelo bairro é uma ótima pedida para conhecer um pouco da cultura local e avistar as belezas pelo caminho. A dica é seguir até o Poço do Caetano, conjunto de piscinas naturais de águas cristalinas e pequenas quedas d’água cercadas em plena Mata Atlântica.

Após os passeios, a Praia de Maresias é o lugar certo para curtir o sol e o mar e relaxar.

Cachoeira de Samambaiaçu. Divulgação/APHMBR

Segurança

Maresias garante uma viagem tranquila, já que rígidos protocolos sanitários são seguidos, um compromisso que os empreendimentos hoteleiros e gastronômicos locais conservaram desde o início da pandemia, através do trabalho da APHMBR.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Leave A Comment