Kátyna Baía e Jeanne Paolini são goianas e embarcaram para uma viagem de férias na Europa. Ao chegarem ao Aeroporto de Frankfurt, Alemanha, foram presas e acusadas de tráfico de drogas. Ficaram 37 presas até descobrirem que a etiquetas de suas malas haviam sido trocadas durante conexão no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Durante a investigação se descobriu que funcionários do Aeroporto paulista ajudaram os criminosos.
Esse caso mostra que ainda é necessária uma atuação mais forte das autoridades aeroportuárias, em conjunto com as companhias aéreas, para aumentar a segurança no cuidado e despacho das malas dos passageiros. Isso sem falar em como as malas são tratadas após feito o check-in no Aeroporto.
Enquanto isso, a precaução deve ser do passageiro. Algumas orientações são fotografar a mala aberta com seus pertences, usar cadeado TSA e até “plastificar” a mala antes de despachar.
Vários vídeos na internet mostram como as malas são vulneráveis.
A multinacional norte-americana Pelican é líder mundial na produção de malas e outros produtos indestrutíveis e invioláveis. São cases de diferentes tamanhos, para viagens ou para transporte e armazenamento de equipamentos específicos, ideal quando há necessidade de levar algo mais frágil no avião, por exemplo. Ivan Vissechi, sócio fundador da CasesBR, que distribui os produtos no Brasil, afirma que os produtos que incluem malas e maletas, “além de resistentes e considerados indestrutíveis, possuem fechos de abertura dupla, especialmente desenvolvidos para garantir que apenas o proprietário consiga abrir. É o tipo de solução que impede que materiais e documentos caiam nas mãos das pessoas erradas”.
Outro ponto que o Vissechi reforça é a proteção dos itens contra o possível descuido com a bagagem no interior da estrutura dos aeroportos, já que os materiais da Pelican são ultra resistentes contra impactos e quedas. O mesmo vale para a própria viagem, pois os cases possuem uma válvula de equalização de pressão e são à prova d’água, garantindo a segurança do que estiver no seu interior mesmo com as mudanças de pressão e/ou umidade presente nos bagageiros dos aviões. Calor, poeira e outras intempéries não precisam ser causa para preocupação.
Os produtos Pelican comercializados pela CasesBR, podem ser encontrados além do site, na Amazon, no Mercado Livre e nas lojas da Casas Bahia, Ponto Frio e Extra
Com apoio EDB Comunicação