AUTOR

TEMPO DE LEITURA

1.3 min

PUBLICADO EM

05/01/2009

A região Sul do Brasil é muito conhecida pela imigração italiana, que teve como ápice o final do século XIX e início do século XX. Da Europa, os imigrantes trouxeram seus costumes e tradições, dentre elas a culinária. Na Itália, o frango com polenta é prato típico e está entre os mais conhecidos, mas a cozinha italiana possui outro conceito, muito apreciado na capital catarinense: a culinária mediterrânea, uma ótima opção de turismo gastronômico da Ilha de Santa Catarina, que tem seu representante na Macarronada Italiana.

A combinação de massas e frutos do mar da gastronomia do mediterrâneo são uma vertente da cozinha italiana bastante conhecida na cidade de Florianópolis.

As receitas foram trazidas na década de 1970 pelo chef Ézio Librizzi. Em 1979, Librizzi chegava a Florianópolis e seguindo os passos dos tios, já instalados em Balneário Camboriú, inaugurou seu primeiro restaurante na cidade, o Macarronada Italiana.

Atualmente, o Macarronada Italiana é considerado um dos restaurantes mais tradicionais de Santa Catarina.

Aproveitando a grande oferta de frutos do mar no Litoral catarinense, o chef Librizzi consolidou a cozinha mediterrânea na capital catarinense e uniu num mesmo prato duas de suas grandes paixões: a massa e os frutos do mar, principalmente a ostra. Neste ano, o restaurante completou 29 anos como uma referência de boa comida na cidade, tanto para turistas como
para os moradores da Capital, sendo uma das sugestões do cardápio o Tagliarini al Cartoccio Mari e Monti (foto).

Publicado no Aeroporto Jornal – janeiro/2009

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS