Jundiaí, no Interior de São Paulo, a cerca de 60 km da capital, foi eleita duas vezes como o melhor destino de turismo rural do Estado por reunir mais de 80 atrativos rurais como fazendas, sítios, hípicas, vinícolas, destilarias e muitos restaurantes com boa gastronomia.
A cidade possui uma boa estrutura de hotéis e pousadas, oferecendo aos turistas opções centrais e outras mais reservadas em áreas rurais, promovendo a experiência com a natureza também na hospedagem.
Os turistas podem desfrutar de atividades como trilhas e passeios, visitar a Serra do Japi ou aproveitar para conhecer as diversas atrações, para todas as idades, das 7 rotas turísticas da cidade: Rota do Castanho, Rota do Centro Histórico, Rota da Cultura Italiana, Rota Terra Nova, Rota da Uva, Rota do Vinho e a recém-lançada Rota da Cerveja Artesanal. Conheça as rotas clicando aqui.
A região oferece opções de gastronomia que iniciam com cafés coloniais, como os servidos no Bella Mattina, Villa Brunholi e Fazenda Montanhas do Japi. Em breve, o Quinta dos Alves também será uma opção.
No almoço e jantar a dificuldade é escolher aonde ir, já que Jundiaí possui muitas boas opções, mas, alguns dos principais restaurantes são o Restaurante Travitália, Italianão, Recanto Marquesin, Fazenda Nossa Senhora da Conceição e Restaurante e Adega Beraldo di Cale.
TURISMO: Onde ver chuva de meteoros em São Paulo
Festa da Uva, um atrativo
A tradicional Festa da Uva de Jundiaí surgiu há 89 anos para celebrar o surgimento da uva Niágara rosada e em 2023 faz sua 38ª edição.
Após dois anos sem comemorações, retorna com a novidade de oferecer quatro finais de semana de muita diversão, cultura, gastronomia, uvas e vinhos, iniciando no dia 12 de janeiro e finalizando as festividades em 5 de fevereiro.
Visitar a cidade em janeiro tem algumas vantagens: além do tempo predominantemente ensolarado, o que privilegia alguns passeios, é a época da vindima (colheita das uvas), então é possível experienciar momentos diferentes nas vinícolas da cidade que estão com os parreirais carregados e oferecem aos turistas a oportunidade de colher frutas e ainda degustar vinhos, espumantes, sucos, doces e as uvas.
Algumas das vinícolas que oferecem essas atrações nesta época são as vinícolas Santa Cecília, Oliveira, Saccomani e a Castanho, que ficam na Rota do Vinho. A Casa de Pizzo oferece experiências de enoturismo, com agendamento.
A Festa é uma maneira de conhecer os empreendimentos turísticos da cidade em um só local, já que os expositores do evento são as propriedades rurais, turísticas e gastronômicas da cidade, que apresentam aos visitantes parte de suas produções de cachaça, vinho, sucos, doces, frutas, quitutes e, claro, os principais pratos das rotas gastronômicas como o frango frito com polenta e a coxinha de queijo, que é considerada patrimônio imaterial da cidade, mas, os turistas também encontram opções em churrasco, lanches, massas e muito mais.
Os visitantes também podem participar da pisa das uvas, um outro motivo para visitar a cidade em janeiro, pois a experiência só ocorre nesta época.
Para a edição de 2023 uma novidade será o Brinde ao Pôr do Sol a ser realizado todos os dias, para a abertura da programação do Palco Uva Isabel. A proposta do Brinde é apresentar aos visitantes uma experiência com os espumantes produzidos na cidade, em especial o Espumante de Niágara.
Serviço
38ª Festa da Uva e 9a. Expo Vinhos de Jundiaí 2023
12 de janeiro a 5 de fevereiro
Horários: quinta, 12, às 18h; sextas, das 18h às 22h; sábados, das 10h às 22h e domingos, das 10h às 21h
Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – Av. Jundiaí s/n
Entrada gratuita
Ação solidária de 1 quilo de alimento não perecível
Com apoio da Arebo