Aproximar-se da natureza é um aprendizado valioso que fica da pandemia. Em Tibagi, Paraná, está o Guartelá, sexto maior cânion do mundo. É possível visitá-lo pelo Parque Estadual Guartelá ou observar sua formação geológica a partir do Hotel Fazenda Itáytyba – objeto desta reportagem.
O Hotel Fazenda Itáytyba, na zona rural de Tibagi, é um complexo de turismo inserido numa propriedade agropecuária de cerca de 20 km de extensão. Fica a 230 km de Curitiba e a 110 km de Ponta Grossa. Numa extremidade, fica a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A fazenda faz divisa com o cânion Guartelá. Como se pode notar, a localização do Itaytyba é privilegiada pela natureza.
Em termos de hospedagem, as acomodações são simples mas muito limpas. O hotel tem um salão de restaurante que oferece café da manhã, almoço com buffet e jantar à la carte. Se você estiver de carro, não custa rodar meia hora até Tibagi, conhecer a cidade e explorar outras opções gastronômicas.
Natureza
Os biomas dos Campos Gerais são a mata atlântica e o cerrado. Para ficar pertinho da vegetação, há várias opções de trilhas no Itáytyba, cachoeiras e até mesmo uma trilha militar. Acompanhada pelo guia do hotel, caminhamos numa trilha por entre as árvores para observar as formações de arenitos que datam de centenas de milhares de anos. A intensidade é leve/moderada e a média de duração do percurso é de 40 minutos. Ótima opção de atividade para fazer antes do almoço.
Fotos: Juju Possas
Para os hóspedes, é oferecido um tour pela fazenda em ônibus próprio. O caminho percorre as plantações, criação de gado para abate e museus com a história e objetos da família. O passeio termina no Mirante Itáytyba, com vista para o paredão do cânion Guartelá – onde até casamentos já foram celebrados.
Mirante Itáytyba. Foto: Juju Possas
É possível agendar passeios a cavalo na recepção. No site, são oferecidas outras experiências de turismo rural, como ordenha de vacas e café tropeiro. E também há opções de lazer nas dependências do hotel.
O termo ecoturismo, apesar de utilizado na denominação do hotel em seu site, na minha visão, não se aplica totalmente ao Hotel Fazenda Itáytyba. O hotel faz parte de uma propriedade agropecuária, que embora privilegiada com uma RPPN, está integrado a um complexo de fazendas agropecuárias. Isto conflita com o conceito de ecoturismo, que em essência se trata da preservação da natureza – o que não ocorre em áreas de desmatamento para produção de commodities. Apesar disto, os hóspedes podem contratar passeios pela RPPN, que é totalmente preservada e de natureza exuberante.
A Now Boarding esteve hospedada no Hotel Fazenda Itaytyba a convite do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau.
Avaliação
$$$$$
Serviço – Hotel Fazenda Itáytyba
BR 153 (Rodovia Transbrasiliana), Km 185 – Tibagi – PR
www.itaytyba.com.br |@itaytyba