Abriu ao público hoje, 1º de maio de 2023, em Monza, na Itália, a segunda unidade da PizzAut, a pizzaria para autistas da Itália. A cerimônia de inauguração aconteceu há um mês, com a presença do presidente italiano, Sergio Mattarella, mas os funcionários ainda passaram por mais treinamento. Além do restaurante em Monza, a PizzAut tem uma unidade no bairro de Cassina de’Pecchi, em Milão, desde 2021.
O criador do projeto, Nico Acampora, criticou que muitas empresas “preferem pagar multas a contratar uma pessoa com deficiência” e que o restaurante mostra o quanto essas pessoas também podem contribuir com a sociedade. E que a inauguração no Dia do Trabalho é “porque queremos mostrar que os nossos filhos, que sempre foram esquecidos, podem e devem ter um futuro trabalhador e inclusivo”.
GASTRONOMIA: 3 pizzarias do Brasil entre as melhores do mundo
Na página da pizzaria no Facebook diz que “o projeto visa dar início a um laboratório de inclusão social através da criação de um espaço gerido por crianças com autismo apoiado por profissionais de restauração e reabilitação. Os meninos serão iniciados em uma primeira fase de treinamento que lhes permitirá estudar junto com psicólogos e educadores o trabalho mais adequado para cada menino incluído na equipe PizzAut e, acima de tudo, as maneiras de fazê-lo se sentir auto eficaz e em equilíbrio com o mundo que nesse momento está atravessando.
“Muitas vezes as crianças com autismo são excluídas do mundo do trabalho e das relações sociais, como pais de crianças com autismo verificamos isso todos os dias na nossa pele e com os nossos filhos.
“Percebemos que com atenção, delicadeza e determinação esta situação pode ser alterada e por isso decidimos investir as nossas energias e os nossos recursos num projeto capaz de construir hoje um presente e um futuro diferente, onde integrar os autistas não porque precisam de ajuda, mas porque têm habilidades e bem-estar.
“Um lugar para a família, mas também para os jovens, um lugar para se sentir bem e se divertir com produtos requintados, um lugar com tempos lentos onde não é preciso ir comer uma pizza quando tem 5 minutos e depois fugir…, mas um lugar onde se encontrar em uma dimensão temporal e relacionamento fora do frenesi que constrange os afetados pelo autismo, mas que também são ruins para os chamados normais.
“Um espaço lento como dissemos, com produtos biológicos da mais alta qualidade servidos com a mesma qualidade.
Apoie-nos também!”.
Fonte: Ansa