O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo promove entre março e abril um curso gratuito e virtual sobre “Decamerão”, obra-prima de Giovanni Boccaccio (1313-1375) e um dos livros fundadores da literatura do “Belpaese”.

Serão seis aulas em português a partir de 15 de março, sempre às segundas-feiras, das 10h às 12h, por meio da plataforma digital Zoom. As inscrições ficam abertas até 10h de amanhã, 10 de março, pelo site do instituto, clicando aqui.

O curso será ministrado pela tradutora, pesquisadora e artista de teatro Valentina Cantori, que é formada em língua e literatura italiana e em linguística na Universidade La Sapienza de Roma. Cantori vive desde 2017 no Brasil, onde cursa um pós-doutorado sobre a poesia italiana do século XVII.

O livro é estruturado como uma história que contêm cem contos contados por um grupo de sete moças e três rapazes que se abrigam em um castelo próximo de Florença para fugir da peste negra, que afligia a cidade. Boccaccio provavelmente iniciou Decamerão após a epidemia de 1348 e o concluiu em 1353. Os vários contos de amor em Decamerão vão do erótico ao trágico; contos de sagacidade, piadas e lições de vida. Além do seu valor literário e ampla influência, ele fornece um documento da vida na época. Escrito no vernáculo da língua florentina, é considerado uma obra-prima da prosa clássica italiana precoce.

A obra-prima de Boccaccio representou um marco na literatura ao estabelecer um padrão de estilo ficcional que foi se transformando nas novelas e nos contos.

Fonte: Ansa

A foto que retrata a peste negra que abre a matéria é de domínio público

Comentários

Leave A Comment