O entorno de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, conta com mais de 100 praias, desde as desertas até as mais populares. A região é conhecida pela beleza e as paisagens litorâneas exuberantes. Cada uma das praias ao redor da ilha tem características bastante singulares. Algumas são desertas e com pouca ou quase nenhuma intervenção humana.
Outras, mais populares, contam com acesso facilitado, estrutura para alimentação e espaço para receber o público que quer ficar mais perto das maravilhas dessa região. Para quem quer conhecer melhor algumas dessas praias e já está planejando o próximo passeio, confira 3 destinos que valem a pena visitar em Ilha Grande:
Lopes Mendes
Esse é um dos paraísos da Ilha Grande. A beleza dos quase 3 km de extensão da praia chama a atenção e atrai muitos turistas. Não há construções em Lopes Mendes. Quem mora na região conta que essa é uma praia selvagem, de areia fina e branca. As águas em tons de azul e verde revelam uma transparência incrível. Com ondas perfeitas e em mar aberto, diferente de outras praias da Ilha Grande, as águas são agitadas e atraem muitos surfistas.
TURISMO: Um guia para saber o que fazer no Rio de Janeiro
Parnaioca
Essa é uma das praias mais isoladas da Ilha. A cor da água também segue o padrão das praias mais belas da Ilha Grande, em tons de azul e verde, bem cristalina. Apesar da pouca estrutura para turistas, há dois campings onde é possível alugar um quarto. A praia tem cerca de 1 km de extensão em mar profundo, aberto e, muitas vezes, agitado. O Rio Parnaioca deságua na extremidade oeste da praia e forma uma lagoa exuberante e de águas claras.
Aventureiro
Essa praia é um dos lugares mais procurados por quem quer descansar e se desligar da correria do dia a dia. A energia elétrica chega por pequenos geradores, que funcionam até 21h, que é quando a praia fica iluminada apenas pela luz da lua e das estrelas, o que deixa o ambiente muito bonito.
Com extensão de aproximadamente 600 metros, a praia também é muito visitada por surfistas. Apesar do mar agitado, há regiões mais tranquilas onde é possível ver tartarugas marinhas e vários peixes. Uma das partes mais fotografadas é o coqueiro torto. Em dias de maré alta, essa área se torna uma grande piscina natural.