Portadores de necessidades especiais podem visitar a Ilha do Mel, Litoral do Paraná, e solicitar o uso de cadeiras anfíbias que permitem, além do banho de mar, acesso às trilhas existentes na Ilha.
A cadeira anfíbia, com pneus adaptados, facilitou a vida de dona Francisca Alves de Lima, 75 anos, que tem má circulação nas pernas, ao visitar a Ilha do Mel. “É um sonho realizado conhecer a Ilha do Mel”, disse dona Francisca, moradora de Ivaiporã, no Norte do Estado, que estava de férias no Litoral com a família e resolveu visitar a Ilha. “Essa cadeira me ajudou a andar pelas trilhas”, afirmou. O neto, Danilo Frederico, disse que precisa pouco esforço para empurrar a cadeira nas trilhas de areia: “A cadeira é incrível e fácil de empurrar. Conseguimos ir até a beira da praia, que era onde queríamos conhecer”.
As cadeiras foram compradas pelo Instituto Água e Terra (IAT), sendo que duas delas estarão disponíveis para uso na praia de Encantadas e as outras duas em Brasília.
Reserva
O diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, explica que é preciso reservar as cadeiras antes de fazer a viagem. “O interessado deve ligar para o escritório do IAT da Ilha do Mel e preencher um cadastro. Havendo disponibilidade, ele ficará com a cadeira por todo o período em que estiver hospedado. A cadeira é entregue já no trapiche de embarque”, afirmou. O telefone é (41)3426-8005.
Durante a temporada de verão, estudantes de turismo contratados pelo IAT e funcionários do órgão estadual são responsáveis pela assistência aos usuários no cadastro e na utilização das cadeiras.
Portadora de paralisia cerebral, Gabrielli Schmitti Ferreira da Silva, de 15 anos, também utilizou uma das cadeiras anfíbias na Ilha do Mel. A mãe de Gabrielli, Suzana Maria Schmitti Ferreira da Silva, disse que “a cadeira é muito melhor que a de rodas, que não passaria de jeito nenhum nas trilhas. O acesso seria bem mais limitado”.
A Ilha
Cerca de 95% da superfície da Ilha do Mel é uma Estação Ecológica criada por decreto em 1982. O objetivo é a preservação e reconstituição de manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais. Os outros 5% constitui um Parque criado em 2002 com o objetivo de preservação e reconstituição dos seus ambientes naturais de praia, costões rochosos, importantes remanescentes da Floresta Ombrófila Densa Submontana e de Terras baixas associada à Floresta de Restinga, proporcionando a proteção integral da Diversidade Biológica.
As áreas de preservação possuem como entorno belíssimas praias e atrativos turísticos, como a Fortaleza de Nossa Sra. dos Prazeres, o Morro do Farol e a Gruta das Encantadas, que, ao longo dos anos, transformaram a Ilha do Mel num dos pontos mais visitados por turistas no Paraná.
Fonte: Agência de Notícias do Paraná
Fotos: Divulgação Sedest/IAT