A Ilha do Carlinhos, em Miracema, região central do Tocantins é a síntese do sossego. É o lugar para quem quer estar em contato direto com a natureza em busca de paz e tranquilidade. A beleza da ilha é uma combinação perfeita entre serra, faixa de areia e a água clara, calma e morna do Rio Tocantins ideal para banho. A ilha tem estrutura de chalés, área de camping e restaurante com cardápio caseiro.

Além das árvores nativas que compõem a paisagem do lugar, a principal característica da ilha é a decoração rústica com base no conceito de reciclagem. Aqui, móveis antigos, pneus e até bombas de combustíveis que foram descartados ganharam outras funções: a geladeira velha virou armário e dispensa para as comprar do restaurante, os pneus foram transformados em vasos para plantas ornamentais e base para pia e a bomba de combustível se transformou em uma torneira. A decoração é uma atração à parte que encantou a turista Ana Helena.

“Esta é a primeira vez que venho aqui e achei esse lugar rústico espetacular! Tudo aqui é muito natural, ótimo para passear com a família. A comida caseira também é muito saborosa, adorei. Essa ideia de reaproveitar o que iria para o lixo, achei interessante”, destacou Ana Helena.

Pelo segundo ano consecutivo o Tocantins não terá programação oficial para a temporada de praias, em consequência da pandemia provocada pelo coronavírus. O responsável pela Ilha do Carlinhos, Carlos Sardinha, destaca que nos últimos dias a procura pelo local aumentou bastante e os turistas são recebidos com toda medida de segurança sanitária, para evitar a transmissão de casos de Covid-19.

Preservação

“Fomos autorizados pelo município (de Miracema, onde fica a ilha) a receber os visitantes adotando todos os protocolos de higienização. O uso da máscara é obrigatório. Para evitar aglomeração atendemos somente por agendamento e lembramos que temos somente sete tendas na faixa de areia e elas foram instaladas obedecendo o distanciamento de dois metros cada uma. O mesmo distanciamento é mantido na hora de servir as refeições”, explicou Sardinha.

Carlos Sardinha destacou que para manter a preservação do lugar é importante a colaboração de todos, não só dos que visitam a ilha, mas também de todas as pessoas que acampam nas faixas de areias ao longo do Rio Tocantins naquela região.

“Tem muita gente que acampa nas margens do rio e deixa lixo espalhado, uma agressão ao meio ambiente. Aqui nós recolhemos o nosso lixo, mas não é possível fazer isso em toda extensão da praia. Temos que ter a colaboração de todos”, diz.

Como chegar

A ilha está localizada a 75 km de Palmas indo pela TO-010 até o município de Lajeado. Após a ponte sobre o Rio Tocantins em Lajeado, seguir pela Rodovia Nicota Pires no sentido a Miracema até o km 17.

O visitante deve ficar atento, porque do lado direito há uma placa indicando o “Balneário Lucena”, onde fica a entrada que dá acesso à Ilha do Carlim por uma rodovia sem asfalto. Para chegar até a ilha, o turista conta com barcos que realizam a travessia, que custa R$ 5 por pessoa.

Texto Mara Santos; fotos Juliana Carneiro

Comentários

Leave A Comment