O HRV DESDE SEU LANÇAMENTO EM MARÇO DE 2015 FIGUROU ENTRE OS SUV’S MAIS VENDIDOS, MAS COM A CONTÍNUA ENTRADA DE NOVOS CONCORRENTES ESTAVA NA HORA DE UMA VERSÃO MAIS APIMENTADA. Surgiu este ano a Honda Touring com um excepcional motor japonês a gasolina que testamos. O Earth Dreams Tecnology 1.5 Turbo 16V DOHC duplo VTC com injeção direta de 173CV, torque de  22,4 kgfm já a partir de 1.700 rpm e escapamento duplo. Continua com o câmbio CVT com conversor de torque,  simula 7 marchas além do modo Sport.

De série temos faróis full led,  teto solar panorâmico, partida por botão, lane watch (câmera no espelho esquerdo, acionada no pisca), chave presencial, espelho retrovisor fotocrômico, interior em couro cinza claro e preto, seis ar-bags, ABS e EBD, ESS, HSA, VSA, AHA,  isofix, cintos de três pontos para todos os ocupantes,  sensores crepuscular, estacionamento e de chuva, sistema multimídia completo com tela de 7 polegadas, duas entradas USB, duas tomadas 12v e antena tipo tubarão.

Quanto custa tudo isso? Na cor testada, Branco Estelar perolizado, R$ 141.500.

Seus principais deslizes: não ser flex, ter uma central multimídia com tela de baixa resolução, carecer de um melhor isolamento acústico, o painel ainda é analógico e mantém os ajustes do computador de bordo por uma vareta, ar digital de uma zona sem saída traseira e sem tomadas USB para os ocupantes do banco de trás.

O porta malas, mesmo com o estepe fino, perdeu 44 l de sua capacidade, agora leva 393 l, devido ao novo sistema de escapamento que ocupa mais espaço.

Suas virtudes:  É sem dúvida o melhor dos HRV’s.

Força, economia, conforto, dirigibilidade excepcional,   suspensão, espaço interno, frenagens sempre seguras. No trânsito pesado o Brake Hold, sistema que mantém o carro parado sem a necessidade de manter o pé pressionando o freio, realmente faz diferença.

Na estrada a direção é precisa, apesar de leve o carro sempre está na mão, com sobra de potência. Os novos bancos acomodam bem o corpo. Pena que, apesar de estarmos na versão mais cara e calçado com pneus Michelin Primacy 3, 215/55/R17, ele ainda transmite de forma alta e clara os sons do asfalto irregular.

É sem dúvida um carro para os amantes da Honda e do HRV, onde o que mais importa é o prazer que o veículo lhes proporciona.

Rodamos nesta avaliação 659 km obtendo as seguintes médias: cidade: 8,5 km/l; estrada 15,52 km/l.

O veículo foi cedido pela Honda.

Carlos Fernando Schrappe Borges, texto e fotos

Publicado na Now Boarding – novembro/2019

 

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