Os controladores da Voepass Linhas Aéreas e a Gol Linhas Aéreas divulgaram notas informando que a Gol celebrou acordo para aquisição da MAP Transportes Aéreos. A conclusão da negociação terá que ser aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A MAP tem sete aeronaves dos modelos ATR 72 e ATR 42 e atende onze destinos na região Norte do Brasil e no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo tem 26 slots. A MAP é a quinta maior companhia de aviação do país.

Paulo Kakinoff, CEO da Gol, afirma que “esta aquisição é um passo importante da nossa estratégia de expansão de malha e capacidade, à medida em que buscamos revitalizar a demanda por viagens aéreas de lazer e a negócios. Assim, a companhia está investindo ainda mais no mercado de transporte aéreo regional com destaque para a região Amazônica, apoiando o desenvolvimento econômico local e fortalecendo as nossas operações no Aeroporto de Congonhas”.

A MAP será adquirida por R$ 28 milhões em dinheiro e ações, a ser pago após o cumprimento de todas as condições precedentes, composto por cem mil ações GOLL4 a R$ 28 por ação e R$ 25 milhões em dinheiro a serem pagos em 24 parcelas mensais. No fechamento, a companhia assumirá até R$ 100 milhões de compromissos financeiros da MAP.

A Gol apontou três benefícios principais nesta negociação:

  • Expansão para novas rotas. A companhia pretende oferecer novos destinos e rotas complementares à sua malha atual no Aeroporto de Congonhas, que proporcionarão maior leque de opções de voos e mais conveniência para os clientes.
  • Maior densidade de oferta de assentos a mercados historicamente sub-ofertados. Além de expandir para novas rotas, a Gol disponibilizará uma oferta de assentos por voo substancialmente maior que a atualmente disponível pela MAP para esses mercados. Os ATRs serão substituídos por aeronaves maiores e mais eficientes, dando continuidade à estratégia regional da Gol, que hoje opera com 23 Boeing 737-700 – um modelo que pode ser substituído por outro tipo de aeronave ainda mais eficiente no futuro.
  • Aperfeiçoando as operações eficientes. Com custos unitários entre os mais baixos do mundo, a Gol oferecerá maior eficiência com essas novas operações em Congonhas. Esses menores custos permitirão que a companhia pratique tarifas mais competitivas em relação a qualquer concorrente no Brasil, que tipicamente servem esses mercados com aeronaves menores e menos eficientes, provendo benefícios de escala decorrentes das operações da Gol.

Para a Voepass, a venda da MAP é estratégica e representa um movimento de redução de seu endividamento, melhora na gestão do caixa e permitirá, no médio prazo, sua recuperação econômica. “cCm a venda da MAP, vamos gerar no médio prazo um cenário mais equilibrado de caixa e também da nossa operação aérea”, destaca José Luiz Felício Filho, diretor Presidente da empresa.

Fontes: Voepass e Gol

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