AUTOR

TEMPO DE LEITURA

2.2 min

PUBLICADO EM

13/11/2020

“Estávamos há um ano sem trabalhar, até agora”, desabafou a assessora de comunicação da Costa do Marfim ao conversar comigo na Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris). Falando com os expositores, o alívio em participar da feira era grande – foi a primeira da América Latina em 2020. O evento ocorreu de 5 a 7 de novembro, no Serra Park em Gramado/RS.

Mesmo numa versão menor e menos gente, os expositores, participantes e visitantes puderam trabalhar. O bom de uma feira como esta é que as pessoas estão abertas a fazer negócios. É o ambiente perfeito para quem busca novos clientes ou parceiros.

A Festuris Gramado foi segmentada por nichos de mercado: Saúde, Tecnologia & Inovação, Negócios, Casamento, Luxo, Sustentabilidade, LGBT.

 

Coronavírus

Os eventos de turismo foram cancelados pelo mundo todo por conta da pandemia em 2020. Porém, a Festuris desenvolveu um novo formato para a feira, juntamente com protocolos de segurança. Nós agendamos as reuniões por um aplicativo, para conter o número de pessoas em cada estande.

O uso de máscara era obrigatório, assim como o distanciamento, a medição da temperatura e algumas outras medidas. A segurança sanitária foi validada com a certificação ‘Covid Free’ do IBES International. Quantos litros de álcool em gel devem ter sido investidos no evento?

 

 

Negócios

Ao todo, havia 130 estandes e 1500 marcas expostas. Ou 1501, se você contar que a Now Boarding estava circulando por lá e cheia de vontade de fazer negócios. Tudo isso em 25 mil m² de feira. Por toda parte, o desafio era o mesmo: recomeçar o turismo com segurança.

Foram 6.000 reuniões agendadas apenas pelo aplicativo da Festuris. Isto, sem contar os encontros ocasionais pelo espaço – que não eram muito recomendados devido às medidas de segurança. Mas, veja só, nós firmamos uma parceria na praça de alimentação apenas nos apresentando à mesa ao lado.

Além do pessoal do turismo, quase 500 profissionais operaram no staff da feira. Gente que não tinha trabalho no setor há muito tempo. 

 

Futuro

A transformação digital se apresentou como caminho para a retomada do turismo. Ficou claro que com criatividade é possível investir em novas soluções. O importante é encontrar formas seguras e atrativas de quebrar as barreiras deixadas pela pandemia.

A próxima edição da Festuris Gramado está prevista para novembro de 2021. Uma novidade deve ser o espaço de Turismo Rural, que já é uma aposta para o futuro.

Compartilhe essa história:

COMENTÁRIOS