Amanhã (12), Belo Horizonte completa 123 anos e tem comemoração online com as apresentações de Maíra Baldaia e Sérgio Pererê, cozinha show com as cozinheiras Juliana Duarte, Patrícia Brito e Carol Dini, acompanhadas pelo contador de histórias Roberto de Freitas; para promover a acessibilidade, toda a iniciativa contará com uma intérpretes de libras na segunda edição do Festival de Cantos Beagá.
A programação começa às 17h no YouTube.
Cozinha show
A chef Juliana Duarte mostrará, direto do Restaurante Cozinha Santo Antônio, como é construído o seu prato “Mexeriboca”, iguaria que mistura galinha e carne, feijão, arroz vermelho de Jaboticatubas, farinha, molho de pimenta e queijo.
Já Patrícia Brito vai apresentar os “Pratos da terra, memória e criação para pratos festivos.
A cozinheira e escritora Carol Dini fará uma demonstração de receitas de vegetais de variadas texturas para guardar na geladeira por mais de uma semana. Todo esse show na cozinha será mediado por Roberto Freitas, que contará histórias e causos sobre a culinária.
Cantos e Sabores de BH
Além desta viagem gastronômica, o público vai conhecer alguns lugares de Belo Horizonte sob o olhar dos guias de turismo Ana Virgínia Cândido, Elayne Oliveira e Roberto Falcão.
A gastronomia na capital mineira, além de possuir autenticidade, contribui na articulação de iniciativas relacionadas à agricultura urbana e à agroecologia. E uma das vertentes da gastronomia que tem despertado curiosidade e interesse nas pessoas, principalmente nesse momento de repensar o consumo, é a culinária agroecológica”, explica Nina Morena, uma das idealizadoras do festival.
Nina reforça que a culinária agroecológica busca pela origem dos insumos e consequentemente cria uma relação mais íntima e saudável com o alimento, protagonizando a produção da agricultura familiar. “Isso agrega o valor na elaboração dos pratos, promove o turismo gastronômico e cultural, fomenta a produção, a comercialização e o consumo de alimentos agroecológicos, valoriza o trabalho das mulheres e principalmente a economia local”, diz.
Toda a programação contará com a tradução realizada pela intérprete de libras Dinalva Andrade.
O evento conta com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Na foto de Breno da Matta, a chef Carol Dini