Ossocollo é um embutido de origem italiana feito a partir da carne de pescoço do porco. No Brasil o nome como desse presunto cru teve modificações: de Ossocollo passou para Socol e aqui se utiliza o lombo do porco por ser uma carne menos gordurosa. Imigrantes que se estabeleceram nas montanhas do Espírito Santo foram se especializando nessa produção até conquistarem em 2018 no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o registro de Indicação Geográfica (IG) fazendo de Venda Nova do Imigrante referência do Socol.

Todo ano, essa cidade a 105 km da capital Vitória, promove a Festa do Socol que agora em 2024 será realizada no final de semana de 4 e 5 de maio.

O evento acontecerá na comunidade de Alto Bananeiras, na zona rural do município, um dos pontos mais altos de Venda Nova, reserva artificial de água que espelha o céu azul e onde o presunto de maturação natural carrega consigo mais de um século de tradição. Fica pertinho da Igreja Católica da comunidade e é um cenário especial para fotos. Quem quiser pode levar o anzol, pois o lago contém várias espécies de peixe para pesca. Para chegar, pegue a rodovia BR-262 na altura do km 106 no sentido Alto Bananeiras. Deste ponto, são apenas 4,5 km de estrada de chão bem conservada.

Atualmente somente oito famílias têm o direito do uso do selo da Indicação Geográfica, garantindo reputação e notoriedade ao produto e atraindo o interesse de turistas.

TURISMO: Cachoeiras para conhecer no Espírito Santo

Ano passado a Festa do Socol em Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo, atraiu quatro mil pessoas à cidade de 25 mil habitantes quando foram consumidos 300 km de socol. Na Festa do Socol, os visitantes podem dar lances para arrematar um socol gigante e dar palpites para adivinhar o tamanho de um embutido. No sábado, 4, acontece uma aula show com receitas à base do embutido.

Aula show.

Hiago Falqueto, um dos coordenadores do evento, destaca que “a Festa cresceu nos últimos anos e vamos manter a organização com a divisão de equipes, sinalização no ambiente do evento para facilitar o ir e vir do público e caixas móveis para manter a qualidade dos serviços. E oferecer muita comida boa, a exemplo do Pastel de Socol, e diversas bebidas”.

Com apoio Calabria Comunicação

Comentários

Leave A Comment