A 5ª edição da Fenatruta – Festival Nacional da Truta – será lançada oficialmente na Serra catarinense no próximo dia 1º de setembro. A novidade deste ano é que além de Urubici e Bom Retiro, o município de Bocaina do Sul também vai participar do evento.

Nesta edição, quatorze estabelecimentos – restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias e pizzarias, além de pousadas e vinícolas – vão oferecer pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta, peixe de água doce – rico em ômega 3 – muito apreciado em diferentes regiões do Brasil.

O evento é uma realização da Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici e Bom Retiro (Pouserra) e vai até 3 de outubro. De acordo com a presidente da entidade, Elisa de Liz, a Fenatruta surgiu para prestigiar a qualidade da gastronomia local e regional e para diminuir as taxas de sazonalidade na baixa estação. “Criamos o Festival em 2016 com a missão de promover a região e envolver os principais estabelecimentos de gastronomia, pousadas, vinícolas e operadores de turismo”, explica. Localizados na Serra, Urubici, Bom Retiro e Bocaina do Sul situam-se, respectivamente, a 172, 136 e 188 km de Florianópolis, a capital de Santa Catarina.

O Sebrae-SC é, novamente, correalizador da Fenatruta. Para o gerente regional Altenir Agostini, auxiliar e incentivar o Festival é apoiar o crescimento da região serrana. “Esse evento valoriza a truta, que tem a característica da nossa região. Além de fortalecer a cadeia produtiva e os produtores, estamos contribuindo com o crescimento de outros setores, como o turismo, a gastronomia e o enoturismo”, afirma.

O Festival tem o apoio da Prefeitura Municipal de Urubici e leva o patrocínio da Belo Peixe, Suzin Vinhedos e Vinhos Finos, Vinícola Serra do Sol, Hospedaria Refúgio do Invernador, SOS Distribuidora de Alimentos, Serra Bela Hospedaria Rural, Vinícola Pericó, Vinícola Leoni Di Venezia, Urupema Vinhos De Altitude e Vinícola Thera.

Por conta do grave pico de infectados pelo novo coronavírus no ano passado, o evento foi suspenso, mas este ano, com as vacinas sendo aplicadas e os números de casos reduzindo, o Festival será retomado e seguirá todos os protocolos de segurança.

Paulo Scarduelli, no http://crismenegon.com.br/

Comentários

Leave A Comment