O Ministério do Turismo (MTur) contabiliza pelo menos 80 eventos gastronômicos no Brasil até o final do ano quando a variada gastronomia nacional é motivo de atração para viagens e conhecimentos.

Entre 17 e 19 de junho, por exemplo, Paraty, no Rio de Janeiro, declarada Patrimônio Mundial Natural e Cultural e escolhida como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, promove o Festival do Camarão. No período, logo após o feriado de Corpus Christi, pratos à base da iguaria serão servidos em barracas montadas na Ilha do Araújo. O festival, que simboliza o fim do defeso do animal – quando a sua pesca é proibida -, também permite conferir peças artesanais produzidas por caiçaras locais.

SAIBA MAIS: Turismo em Paraty

O crustáceo também é a estrela da Festa do Camarão de Natal, capital do Rio Grande do Norte. De 4 a 28 de agosto, o evento, organizado pela seção local da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, conta com a participação de estabelecimentos filiados à entidade. A festa busca movimentar o turismo potiguar durante uma época considerada de baixa estação na cidade, conhecida por atrativos como a Praia de Ponta Negra e as dunas de Genipabu.

Em setembro, é a vez de Taquaruçu, Tocantins, promover o seu Festival Gastronômico. Entre os dias 7 e 11, o distrito, situado a 32 km de Palmas, capital do Estado, e cenário de inúmeras cachoeiras, trilhas, grutas, córregos e mirantes, oferece pratos recheados de ingredientes típicos. A lista de opções engloba a carne levada ao sol com temperos locais, peixes e tubérculos, todos eles utilizados nas refeições rotineiras dos moradores.

Setembro também marca a realização do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, na Serra Gaúcha. O evento, entre os dias 8 e 20, reúne grandes personalidades da culinária nacional e internacional e oferece degustações, oficinas, workshops, shows musicais e peças teatrais. A experiência proporciona uma imersão cultural e gastronômica, com direito a vinhos e espumantes regionais no cardápio.

Festival Gastronomia Gramado 2021. Foto: Facebook

Outra opção fica por conta da Noite Pantaneira na cidade de Miranda, no Mato Grosso do Sul, destino de pescadores de todo o Brasil e, também, estrangeiros. É uma festa típica do Pantanal, organizada pela Pousada Pioneiro, que envolve culinária regional, música e apresentações culturais repletas de tradições e costumes da região pantaneira. O evento, realizado em dias específicos de cada mês desde janeiro, segue até outubro.

Além da gastronomia, o Calendário Nacional de Eventos do MTur reúne realizações em categorias como arte, cultura, folclore, religião, rural e esporte, favorecendo o planejamento de viagens por visitantes.

O fomento ao setor no país é o objetivo do Programa Nacional de Turismo Gastronômico, lançado em março deste ano pelo MTur em Paraty. A iniciativa, promovida em parceria com o Instituto Federal de Brasília, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e especialistas em turismo gastronômico de todo o país, busca desenvolver o segmento e consolidar a vocação do Brasil como destino de excelência.

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários

Leave A Comment