Na tarde de 2 de agosto de 2005, um A340 da Air France ultrapassou em 200 metros o limite da pista ao pousar no Aeroporto Internacional de Toronto, no Canadá, durante uma tempestade.

Graças a um procedimento de evacuação bem-sucedido, todas as 309 pessoas a bordo (passageiros e tripulantes) conseguiram sair do avião antes dele ser consumido pelas chamas.

A investigação apontou que a principal causa do acidente foi o pouso tardio da aeronave, ou seja: a tripulação pousou praticamente na metade da pista, conforme o diagrama abaixo, comprometendo irreversivelmente a distância remanescente da pista para conseguir parar a aeronave dentro dos limites da pista.

Apesar da operação ter sido conduzida pelo copiloto, o comandante foi julgado culpado por não ter comandado uma arremetida.

Todo avião de passageiro para ser certificado pelas autoridades aeronáuticas (FAA, nos Estados Unidos, Easa, na Europa e Anac, no Brasil), tem que passar por um rigoroso teste de evacuação.

Neste teste, todos os passageiros e tripulantes (com a ocupação total prevista pelo fabricante) devem deixar o avião em segurança utilizando apenas 50% das saídas de emergência disponíveis e no tempo máximo de 90 segundos. Isso mesmo: um minuto e meio para todo mundo sair da aeronave. Ah, mais um detalhe: no escuro, simulando uma evacuação noturna!

É mole? Bom, não é por acaso que a aviação comercial é tão segura.

Em 26 de março de 2006, por exemplo, o gigante dos céus Airbus A380, passou com sucesso pelo teste de evacuação, realizado nas instalações da Airbus em Hamburgo, Alemanha.

Nesse teste acompanhado pelas autoridades aeronáuticas, 853 passageiros e 20 tripulantes conseguiram sair do avião em exatos 78 segundos utilizando apenas metade das 16 saídas de emergência disponíveis no avião, conforme pode-se ver pela foto abaixo (3 no andar superior e outras 5 no andar inferior). Impressionante, não?

Mas quem comanda a evacuação da aeronave?

Normalmente, essa é uma decisão que cabe ao comandante, pois só se comanda uma evacuação em último caso, onde exista um risco muito grande de incêndio ou por conta de fumaça dentro do avião.

Ao contrário de uma evacuação simulada (como no exemplo acima) onde todos sabem o que fazer e para onde correr, num cenário real de evacuação, muita gente, desesperada por sair do avião, acaba se machucando ou machucando outras pessoas. Por isso, uma decisão desta envergadura cabe sempre ao comandante. Todavia, no caso dele estar incapacitado, a decisão passa para o copiloto. No caso de ambos estarem incapacitados, a decisão passa para o chefe dos tripulantes de cabine.

Por isso, sempre quando se interrompe uma decolagem, a segunda providência do comandante (a primeira é acionar o freio de estacionamento) é avisar pelo sistema de alto-falante (para que todo mundo escute), “tripulação, aguardem instruções”. Essa é a senha para os comissários(as) não comandarem uma evacuação inadvertidamente.

Você que viaja com frequência, já deve ter decorado a fala do comandante após o fechamento das portas após a finalização do embarque dos passageiros: tripulação, portas em automático. Mas para que serve essa instrução vindo da cabine de comando? Para que os comissários(as) ativem o modo automático de ativação das escorregadeiras em caso de uma evacuação.

No modo automático, basta qualquer pessoa abrir a porta da aeronave para que a escorregadeira se estenda automaticamente, sem necessidade de nenhuma outra ação.

Da mesma forma que no início do voo o comandante dá a ordem para colocar as portas em automático, após o pouso, antes da abertura das portas, o comandante dá a instrução “tripulação, portas em manual”. Neste caso, mesmo abrindo a porta, a escorregadeira não irá inflar.

Para saber como funciona o acionamento das escorregadeiras e como escorregar por elas, os tripulantes de cabine passam por um treinamento num simulador em tamanho real (foto abaixo). Dessa forma, eles saberão exatamente o que fazer caso algum dia eles venham a ouvir o comando de evacuar a aeronave.

E, antes de encerrar, uma última curiosidade: sabe por que os comissários(as) pedem para os passageiros abrirem as persianas antes das decolagens e pousos? Para que, se for necessário fazer uma evacuação, eles possam ver, através das janelas, se existe algum impedimento (fogo, por exemplo) que impeça a evacuação por aquele lado do avião.

Bom voo e até o próximo encontro.

Sady Bordin tem 58 anos.  Trabalhou como piloto de linha aérea por 12 anos, sendo 5 como comandante de Embraer 190/195 na Azul Linhas Aéreas. Tem mais de 7 mil horas de voo.  É instrutor de simulador na EPA Training Center. sady@embraer195.com.br

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